+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

6 categorias de eletrodomésticos com os novos líderes em eficiência energética em Topten.pt

Boas energias no regresso de férias

  • – Maior número de aspiradores com a máxima eficiência, uma categoria que terá critérios de mercado mais exigentes a partir de Setembro
  • – Aumentam em 50% os modelos de máquinas de lavar roupa e loiça que cumprem dupla eficiência máxima no consumo de energia e na centrifugação/secagem
  • – Equipamentos de frio: aumentam o número de modelos e de marcas distinguidas

TOPTEN

Antecipando o regresso de férias de muitos portugueses, a Quercus divulga as últimas atualizações do projeto Topten.pt, uma ferramenta online e independente que permite conhecer os equipamentos líderes em eficiência energética no mercado nacional. 


Esta última atualização abrangeu 6 categorias de eletrodomésticos de uso regular, nomeadamente máquinas de lavar roupa e loiça, frigoríficos, congeladores, fornos e aspiradores.

 

 

As principais novidades

 

  • – Aspiradores: aumentou o número de modelos classificados com a classe A em quatro critérios da etiqueta: consumo de energia; eficácia de limpeza em alcatifas e em pavimento duro e reemissão de pó. Refira-se que os aspiradores colocados no mercado a partir de 1 de setembro de 2017 passarão a estar sujeitos a novos critérios mais exigentes, que limitarão, por exemplo, a potência a 900W, bem como o ruído a um máximo de 80db(A). A etiqueta energética deste equipamento também irá sofrer alterações, passando os novos aparelhos no mercado a ter uma escala de classes entre A+++ e D.
  • – Equipamentos de frio: os frigoríficos e os congeladores foram duas das categorias agora atualizadas, tendo ambas registado um aumento do número de marcas e modelos que cumprem os exigentes critérios Topten.
  • – Máquinas de lavar: outras das duas categorias atualizadas dizem respeito às máquinas de lavar roupa e loiça, que registaram ambas um aumento em 50% do número de modelos A+++/A, isto é, com a máxima eficiência em termos energéticos e de desempenho na centrifugação (roupa) e secagem (loiça).
  • – Fornos: tendo em conta que existem cada vez mais habitações equipadas com forno elétrico, esta categoria assume também especial importância, considerando ainda tratar-se de um eletrodoméstico usado com bastante regularidade. Com esta atualização, passaram a existir mais modelos eficientes para escolha.

 

 

Estar bem informado antes da compra

 

A consulta da ferramenta Topten.pt – um projeto da Quercus que conta já com 10 anos de existência – permite conhecer os 10 modelos do mercado nacional, num total de 14 categorias*, com melhor performance em termos de consumo energético, ponderando também outros critérios de desempenho.

 

A atualização periódica dos rankings Topten permite dar a conhecer os modelos recentemente lançados no mercado pelos fabricantes, acompanhando o avanço da tecnologia, em consonância  com a crescente exigência dos regulamentos europeus.

 

O consumidor dispõe de informação relevante para uma compra bem informada, nomeadamente a eletricidade e água (quando aplicável) que os aparelhos vão consumir e gastar ao longo do seu tempo de vida útil. É ainda possível, em qualquer categoria, fazer a comparação com um modelo menos eficiente, de modo a poder quantificar o potencial de poupança por investir num modelo equivalente de maior eficiência.

 

Além da consulta da ferramenta online em www.topten.pt, o projeto conta também com o Selo ‘Líderes em eficiência energética’, que pode ser encontrado nas lojas físicas e online, bem como nos sites das marcas. É importante referir que algumas lojas de venda online ainda não apresentam a etiqueta energética, um elemento obrigatório segundo as normas em vigor.

 

 

Como são selecionados os produtos Topten?

 

Os rankings do Topten estão em constante atualização, sendo a seleção dos modelos feita a partir de um processo transparente e independente. São recolhidos dados dos modelos nos websites e catálogos dos fabricantes, complementados através da troca direta de informações com os mesmos. Os critérios aplicados são definidos a nível europeu, com base científica e legislativa, estando também disponíveis para consulta no portal. A partir dessa base, são escolhidos os 10 melhores modelos à venda em Portugal para cada categoria, cujos dados são, sempre que possível, confirmados pelas respetivas marcas.

 

O Topten.pt está inserido no projecto Topten Act, financiado pelo Programa-Quadro de Investigação e Inovação – H2020, da União Europeia, que reúne 17 parceiros de 16 países.

UE

 

 

 

 

 

 

 

 

Lisboa, 25 de agosto de 2017

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

[1] As 14 categorias disponíveis em Topten.pt são: aparelhos de ar condicionado; aspiradores; automóveis; congeladores e arcas; frigoríficos; fornos; impressoras; lâmpadas; monitores; máquinas de café; máquinas de lavar loiça; máquinas de lavar loiça; refrigeração profissional e televisores.