A Quercus irá desenvolver, no próximo dia 1 de outubro, Dia Nacional da Água, pelas 15 horas, no Largo do Chiado, em Lisboa, uma ação pública de sensibilização que visa exigir o cumprimento das Diretivas Europeias referentes à qualidade da água, nomeadamente a Diretiva Quadro da Água e Diretiva Relativa ao Tratamento de Águas Residuais.
A ação consistirá na representação pública e simbólica de uma pequena peça de teatro humorística intitulada “A culpa é do tubo-ladrão”, que retrata as peripécias de captura e julgamento do tubo-ladrão de fossa e do tubo-ladrão de ETAR. Desta forma, pretende-se exigir a responsabilização dos autores da poluição dos cursos de água e a adoção de medidas eficientes de fiscalização e monitorização do meio hídrico por parte dos decisores políticos.
Esta iniciativa será desenvolvida no âmbito do Projeto dQA – Cidadania para o acompanhamento da politicas públicas da água, apoiado pelo mecanismo financeiro EEAGrants – Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian e terá a participação do Grupo de teatro amador Apollo, de Ourém.
Lisboa, 26 de setembro de 2014
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza