• Pesticidas
  • Pesticidas

Campanha Autarquias sem Glifosato / Herbicidas

 

 autraquiaa 05

De modo a alterar a prática generalizada no nosso país do uso dos herbicidas para controlo de plantas infestantes (também designadas de espontâneas ou daninhas), nomeadamente por parte das autarquias locais, a Quercus lançou uma campanha em março de 2014, com a colaboração da Plataforma Transgénicos Fora.

 

Há alternativas viáveis ao controlo de plantas infestantes sem o uso de herbicidas que assentam numa abordagem mais alargada de olhar o espaço público colocando a saúde pública e o ambiente em primeiro lugar. A mobilização dos cidadãos é fundamental e na secção O que o cidadão pode fazer? veja algumas ideias e sugestões.

 

Depois de preenchido e assinado o manifesto “Autarquia sem Glifosato/Herbicidas” (NOVA VERSÃO, aplicável a novas subscrições) deve ser remetido pelas autarquias subscritoras para a seguinte morada: Quercus – ANCN, Centro Associativo do Calhau, Bairro do Calhau, Parque Florestal de Monsanto, 1500-045 LISBOA. Regularmente é atualizado o mapa onde são assinaladas as autarquias subscritoras.

 

 

 Mapa atualizado das autarquias subscritoras.



 

 

Nota referente à retirada do município de Sintra

Na 10ª reunião extraordinária do município de Sintra, realizada a 27 de outubro de 2015, foi aprovada por maioria a Proposta nº 854-P/2015 que aprova um plano de redução da utilização de herbicidas na remoção de vegetação espontânea. Dada a sensibilidade manifestada em relação a este assunto, a Quercus espera que o município de Sintra possa reunir as condições para abdicar dos herbicidas.

 

Nota referente à retirada do município de Braga

O município de Braga subscreveu o Manifesto em 2016, contudo em 2019 a Quercus, nomeadamente o seu núcleo de Braga, recebeu várias denúncias da aplicação de herbicidas à base de glifosato realizadas por empresa sub-contratada pela empresa municipal AGERE, tendo a Quercus sempre clarificado ao longo do tempo e entretanto espelhado na 2ª versão do Manifesto (2016) https://www.quercus.pt/images/PDF/manifestoautarquia.pdf que a sua assinatura abrange as “…áreas da sua [autarquia] responsabilidade, quer diretamente quer através de empresas concessionárias…

As várias tentativas junto do município para evitar a continuidade deste modelo de controlo de infestantes contrário ao compromisso assumido não obtiveram sucesso, o que obrigou à retirada do município de Braga do mapa da campanha, contudo a Quercus mantém-se disponível para colaborar com o município apoiando as medidas necessárias para o abandono dos herbicidas.


Click aqui para ver documento completo! 

 


A Quercus tem procurado dar apoio para a melhoria do desempenho das autarquias que já abandonaram os herbicidas e às que estão em processo de transição e continua a desenvolver um trabalho de sensibilização das autarquias e da população em geral para os impactos dos herbicidas e suas alternativas, nomeadamente através da participação e organização de encontros e debates públicos.

 

 A SAÚDE NÃO TEM PREÇO, AJUDE-NOS A MELHORAR A SAÚDE DE TODOS!

 



MAIS INFORMAÇÃO:

 

Alternativas não químicas para controlo de plantas infestantes

 

 

Legislação e incumprimentos mais frequentes

 

 

O que o cidadão pode fazer?

 

 

Enquadramento e mais informação

 

 

Manifesto "Autarquias Sem Glifosato”- Implicações e consequências

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb