Cinzas da central de incineração da Lipor são um resíduo perigoso

Ministério do Ambiente considera que as cinzas da central de incineração da Lipor são um resíduo perigoso

 

 

fabrica inciniracao residuos solidos lipor ii maia 600x526A empresa Lipor, pretendia enviar para um aterro de resíduos não perigosos as cinzas volantes provenientes da sua central de incineração de resíduos urbanos após passarem por um processo de solidificação com cimento. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), vem, no entanto, dar razão à Quercus que considera que essas cinzas são perigosas e que devem ser enviadas para tratamento em unidades especializadas nesse tipo de resíduos. O Ministério do Ambiente, continua, no entanto, a não responder à questão colocada pela Quercus sobre o facto de a Lipor não ter licença para tratar resíduos perigosos. Resta também saber onde estão a ser colocadas essas cinzas perigosas.  

 

A APA, em carta dirigida à Lipor, esclareceu que o processo de solidificação das cinzas perigosas, através da adição de cimento, não elimina a perigosidade das cinzas. Ou seja, mesmo com o cimento, as cinzas volantes da central de incineração da Lipor continuam a ser classificadas como resíduos perigosos.

 

Assim, devem ser encaminhadas para tratamento em unidades especializadas neste tipo de resíduos perigosos e não para aterros de resíduos banais como a Lipor pretendia. Face a esta resposta da APA, levanta-se a questão de saber qual tem sido o destino das cinzas perigosas da Lipor produzidas nos últimos meses.

 

Para além deste aspeto, a Quercus já tinha também questionado por três vezes os serviços do Ministério do Ambiente sobre a não existência de licença da Lipor para o tratamento de resíduos perigosos, mas até há data ainda não houve qualquer resposta, o que é inaceitável.

 

Lisboa, 11 de maio de 2016

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb