Dia Internacional Contra As Monoculturas de Árvores

Quercus alerta para expansão de monoculturas de eucalipto em Portugal

 

Eucaliptal ErosãoA Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza alia-se a outras organizações internacionais na divulgação do Dia Internacional contra as Monoculturas de Árvores, 21 de Setembro.

 

Entende-se por “monocultura” a produção agrícola ou florestal de uma só espécie. A prática monocultural é altamente lesiva para a biodiversidade, promovendo o aparecimento de novas pragas e o empobrecimento e erosão dos solos em larga escala.

 

As arborizações intensivas provocam a destruição dos recursos naturais, nomeadamente da flora e fauna, contribuindo para a degradação dos recursos hídricos locais, como resultado da ação combinada do uso massivo de agroquímicos e do elevado consumo de água por parte das monoculturas.

 

Com a entrada em vigor do novo regime de arborização em Portugal, desde Outubro de 2013, sem condicionante, tem-se constatado um aumento das monoculturas de eucalipto com os previsíveis efeitos negativos ao nível da conservação da biodiversidade, dos solos e das águas.

 

A Quercus considera preocupantes os impactes da nova vaga de expansão das monoculturas de eucaliptos, desde a destruição da biodiversidade à erosão acentuada dos solos, contribuindo para a ausência de ordenamento florestal, fator crítico na propagação dos grandes incêndios.

 

Neste sentido, para contribuir para o desenvolvimento sustentável da floresta portuguesa, a Quercus considera fundamental que o Governo aprove condicionantes de ordenamento florestal às monoculturas, nomeadamente o afastamento às linhas de água e a terrenos agrícolas cultivados para promover faixas de contenção aos incêndios florestais.

 

Lisboa, 21 de Setembro de 2014

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Link:

http://wrm.org.uy/pt/acoes-e-campanhas/21-de-setembro-de-2014-10-anos-do-dia-internacional-de-luta-contra-as-monoculturas-de-arvores/

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb