Alterações climáticas

Quercus associa-se ao Mercado Negro no lançamento do álbum “Aquecimento Global” e Quercus presente no cordão humano da campanha sobre alterações climáticas

 

Quercus associa-se aos Mercado Negro na apresentação do álbum “Aquecimento Global”, lançando o passatempo de fotografia “Esta paisagem vai desaparecer com o Aquecimento Global?”

 

O Aquecimento Global e as Alterações Climáticas são o maior problema ambiental do séc. XXI. As mudanças globais no clima da Terra e as suas consequências sobre todos os ecossistemas poder-se-ão tornar irremediáveis se não se tomarem medidas urgentes e eficazes para reduzir a emissão dos chamados Gases de Efeito de Estufa (GEE), em particular de dióxido de carbono, que resulta da queima de combustíveis fósseis. Para a Quercus este é um tema fundamental ao qual temos dado a maior atenção.

 

A Quercus associa-se ao lançamento do álbum do grupo português Mercado Negro, cujo tema é o Aquecimento Global, lançando o passatempo de fotografia. O grupo faz amanhã, sábado, uma apresentação do álbum ao vivo no Maxime em Lisboa pelas 23H30 horas.

 

“Esta paisagem vai desaparecer com o Aquecimento Global?”

 

O que acontecerá às paisagens que conhecemos, se devido aos efeitos deste fenómeno ficarem irremediavelmente diferentes ou desaparecerem?

 

O desafio é pegar na máquina fotográfica e fotografar paisagens que possam vir a desaparecer devido ao fenómeno aquecimento global. A melhor fotografia dará direito a um fim-de-semana ecológico na propriedade da Quercus, no Monte Barata, na zona do Tejo Internacional. 

 

Mais informações sobre esta iniciativa em: http://www.universalmusic.pt/mercadonegro/passatempo.htm

 

 

 

Quercus no cordão humano da campanha sobre alterações climáticas Associação lança alerta para o facto de vários políticos portugueses criticarem compromissos de Quioto

 

Para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, a União Europeia através da colaboração do Instituto do Ambiente irá promover um cordão humano que se pretende formar no dia 4 de Junho próximo, Domingo, pelas 10:30 h, na Praça dos Restauradores, integrado numa campanha da União Europeia subordinada ao tema: É você que controla a mudança do clima, que tem como objectivo sensibilizar todos os cidadãos da Europa para a problemática das alterações climáticas. Os principais objectivos desta campanha são os seguintes: - Melhorar a consciência e a compreensão das populações relativamente às alterações climáticas; - Demonstrar que as acções diárias individuais têm reflexos significativos no clima, a nível global; - Motivar os cidadãos a introduzir pequenas, mas significativas, mudanças de comportamento nas suas rotinas diárias. O slogan da campanha é o seguinte:

 

É VOCÊ QUE CONTROLA A MUDANÇA DO CLIMA.

 

REDUZA. DESLIGUE. RECICLE. ANDE A PÉ. MUDE.

 

Relativamente aos princípios recomendados pela Comissão Europeia, a Quercus espera que haja coerência com este reconhecimento, devendo as novas Directivas sobre resíduos acentuarem mais ainda a prioridade à reciclagem em relação à incineração e ao aterro. A Quercus irá associar-se a esta iniciativa através da mobilização de vários membros, aproveitando para lembrar o esforço da associação na promoção da mudança de comportamentos através de actividades desenvolvidas na área nas Alterações Climáticas e Eficiência Energética como o projecto EcoCasa, o programa Minuto Verde (parceria com RTP) e a campanha ECOTOUR (parceria com TOYOTA). A Quercus aproveitará também a ocasião para comentar declarações recentes do Ministro da Economia sobre a necessidade de Portugal cumprir (ou não) o Protocolo de Quioto que limita as emissões de gases de efeito de estufa dos países desenvolvidos, nomeadamente de Portugal. Lisboa, 2 de Junho de 2006 A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb