Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver hoje
Categories
Ver por categorias

Seminário e Workshop Vitivinicultura e Biodiversidade

Terça-feira 20 Novembro 2012, 09:30 - 17:00
por Sara Campos

A Quercus, através do projeto Empresas e Biodiversidade, organiza no dia 20 de Novembro um Seminário e Workshop subordinados ao tema ´Vitivinicultura e Biodiversidade | Boas Práticas e Valor Acrescentado´, que decorrerá em Lisboa. Após as sessões, decorrerá ainda uma prova de vinhos. As inscrições estão abertas e são gratuitas.


Público-alvo:

Empresas, produtores e associações do sector vitivinícola, decisores, funcionários e dirigentes de organismos do Estado e autarquias, investigadores, etc.

 

Enquadramento:

No âmbito do projeto Empresas e Biodiversidade-Mundo Rural, a Quercus selecionou alguns sectores que pelo seu dinamismo, peso na economia e também pela inovação e existência de boas práticas ambientais reconhecidas, podem ter um papel mais ativo e influência no mundo rural, na sociedade em geral e nos mercados. A Vitivinicultura e o Vinho são sectores de grande importância para a economia nacional, mas por outro lado a vinha é um tipo de produção responsável pelo uso de grandes quantidades de agro-químicos. Assim, focar práticas ambientais pró-biodiversidade na vitivinicultura, a importância de manter um mosaico de paisagem que garanta alternância das vinhas com vegetação natural e semi-natural, bem como outras formas de contribuir para a sustentabilidade da fileira do vinho são os objetivos principais deste encontro, que se estrutura sobre a lógica Investigação | Conhecimento | Ação | Comunicação | Valorização.


Partindo da investigação em curso e de exemplos concretos de boas práticas relativas à conservação dos ecossistemas, discutir-se-ão modos de implementar e valorizar uma produção de vinho mais amiga da biodiversidade, em diversas vertentes, como a biodiversidade funcional da vinha, os valores naturais da paisagem, a preservação de castas autóctones, o modo de produção biológico, a opção pela rolha de cortiça certificada, etc.


Inscrições | Programa

Local : Secretaria de Estado da Agricultura, Lisboa
Contacto : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Voltar

JEvents v2.2.7   Copyright © 2006-2012

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb