Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver hoje
Categories
Ver por categorias

Ação de voluntariado no Jardim Botânico da Ajuda

Sábado 10 Novembro 2012, 09:00 - 16:30
por Quercus

O Núcleo Regional de Lisboa da Quercus irá participar numa acção de voluntariado que decorrerá no Jardim Botânico da Ajuda, no próximo dia 10 de Novembro, sábado, nos horários entre as 9h00-13h00 e as 14h00-16h30.

 

Se estiver interessado/a em participar, inscreva-se para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. indicando o número de pessoas, respectivos nomes e emails, e o(s) horário(s) pretendido(s).

 

Notas:

- É necessário levar roupa confortável e adequada ao estado do tempo, luvas de trabalho e botas de borracha.

- Levar água e merenda (a contar com o período de participação na acção).

- O local de encontro será no Jardim Botânico da Ajuda, portaria da Calçada do Galvão (entrada do Restaurante Estufa Real) - ver mapa abaixo

- A hora de encontro, no local acima referido é, da parte de manhã entre as 8h45 e as 9h00 e, da parte da tarde, entre as 13h45 e as 14h00.

 

Descrição sucinta da acção/tarefas

O lago barroco situado no centro do tabuleiro inferior é o elemento arquitectónico que mais se destaca em todo o Jardim Botânico da Ajuda. Conhecido por Fonte das Quarenta Bicas, nele se admira a grande habilidade dos escultores portugueses, com a água a jorrar de diversos animais de pedra, tais como, patos, cobras, uma grande garoupa, leões-marinhos e cavalos-marinhos. Foi desenhado com canteiros de pedra meio submersos e preparados para albergar uma colecção de plantas aquáticas. Os animais jorram água sobre as plantas, dando vida a todo o conjunto. Podem-se admirar, entre outras, tabuas, lírios, juncos e até favas-de-água, a Menyanthes trifoliata, planta que em Portugal, na natureza, apenas se encontra nos lagos de maior altitude na Serra da Estrela. Em 1996, o lago foi objecto de uma intervenção em que se fez a recuperação das esculturas e do sistema hidráulico bem como a limpeza da pedra, facto que realçou a sua beleza. Neste momento as plantas estão demasiado desenvolvidas e a precisarem de serem desbastadas. O próprio lago, depois dos canteiros arranjados, precisa de ser limpo e as saídas de água desentupidas.

 

Localização - ponto de encontro:

38.706226, -9.202402
+38° 42' 22.41", -9° 12' 8.65"

 

Organização:

A presente ação é organizada pelo Instituto Superior de Agronomia/Jardim Botânico da Ajuda e conta com a participação do Núcleo Regional de Lisboa da Quercus.

Local : Jardim Botânico da Ajuda, Lisboa
Contacto : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Voltar

JEvents v2.2.7   Copyright © 2006-2012

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb