O Barómetro do Parlamento Europeu analisa o comportamento de voto individual de cada eurodeputado durante o mandato legislativo de 2019-2024 e avalia-os em relação às recomendações de voto das cinco organizações ambientais europeias. Isto fornece uma medida do compromisso de cada eurodeputado com a sustentabilidade ambiental – sendo o resultado uma pontuação de 0 a 100. Os resultados são agregados no barómetro para grupos políticos e partidos nacionais representados no Parlamento Europeu.
A pontuação avalia o comportamento de voto em 30 dossiês políticos, que incluem legislação fundamental sobre clima, energia e ambiente. 12 dossiês políticos focaram-se numa transição climática neutra e socialmente justa, 8 focaram-se numa Europa positiva para a natureza, e 10 focaram-se na economia circular e na obtenção de “poluição zero”.
Os possíveis benefícios para os cidadãos de uma transição socialmente justa para uma Europa climaticamente neutra, positiva para a natureza e “poluição zero” são enormes e, nos últimos cinco anos, o Parlamento Europeu teve o poder e a oportunidade de agir com audácia para liderar a União Europeia por este caminho. Este junho, os cidadãos poderão responsabilizar os seus representantes pelo seu desempenho parlamentar recente e exigir maior ambição do Parlamento Europeu nos próximos anos.
“Chegou a altura de os cidadãos europeus despertarem para a possibilidade real de um Parlamento Europeu repleto de pensadores pré-históricos- de sair e votar em partidos que possam fornecer os protetores do clima de que tanto precisamos para melhorar e fortalecer o Pacto Ecológico Europeu. As regiões da Europa e do mundo vulneráveis ao clima precisam e esperam ação contínua – e o único caminho a seguir a partir daqui é uma União Europeia livre de combustíveis fósseis, socialmente justa e climaticamente neutra.”
Chiara Martinelli, Diretora da Climate Action Network Europe
Quem são os Protetores, Procrastinadores e Pensadores Pré-históricos?
Naturalmente, existe diversidade e nuances dentro dos grupos políticos e dos partidos nacionais, sendo possível encontrar protetores em todo o espectro político – com exceção da extrema-direita. As pontuações a seguir são números principais com base nos agregados, e a análise detalhada de cada grupo, partido e voto pode ser encontrada no Barómetro do Parlamento Europeu:
Os Protetores
- Verdes/Aliança Livre Europeia – 92/100
- A Esquerda – 84/100
- Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas – 70/100
Os Procrastinadores
- Renovar a Europa – 56/100
Os Pensadores Pré-históricos
- Partido Popular Europeu – 25/100
- Conservadores e Reformistas Europeus – 10/100
- Identidade e Democracia – 6/100
O Barómetro do Parlamento Europeu é publicado pela BirdLife Europe, Climate Action Network Europe, European Environmental Bureau, Transport & Environment e WWF European Policy Office, e apoiado pela Minor Foundation for Major Challenges. Os dados de votação foram extraídos e os cálculos de pontuação foram realizados por Adam Orphelin. A ferramenta interativa é desenvolvida pelo Roud Studio.
Mais informações sobre o Barómetro do Parlamento Europeu, incluindo conclusões-chave, análise por país e metodologia podem ser acedidas aqui.
A metodologia e a lista completa de dossiês políticos e votos que foram analisados podem ser acedidas aqui.