Na semana em que se celebra o Dia da Floresta autóctone, dia 23 de novembro, o programa Green Cork Escolas da Quercus apresenta o desafio às escolas e às IPSS de plantarem uma árvore ou outra planta da floresta autóctone.
O Dia da Floresta Autóctone que foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições dos solos e do clima de Portugal para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, pois nesta altura do ano o solo está mais húmido e receberá mais água do que se a plantação for feita na primavera, permitindo um bom desenvolvimento das raízes para suportar períodos de seca no verão.
O projeto Green Cork é um projeto da Quercus de recolha de rolhas de cortiça usadas para reciclagem, tem por objetivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do projeto Floresta Comum. Uma das iniciativas do projeto Green Cork é programa Green Cork Escolas. O programa conta com a participação de Jardins de Infância, Escolas, Agrupamentos de Escolas, IPSS e Agrupamentos de Escuteiros de todo o país. Para além da recolha das rolhas, as escolas são incentivadas a participar em desafios ao longo do ano letivo. Neste ano letivo o tema é «A cortiça na Década das nações unidas para o restauro dos ecossistemas».
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a década de 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas. A ONU salienta que o restauro e a conservação dos ecossistemas contribuem para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A liderança da iniciativa é partilhada entre o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e visa acelerar a promoção global da recuperação de ecossistemas degradados, como contributo essencial para as metas do combate à perda de biodiversidade, de mitigação e adaptação às alterações climáticas e, por esta via, assegurar um mais justo e equitativo aprovisionamento e segurança alimentar bem como disponibilidade de água.
Contribuindo para o restauro de ecossistemas, para comemorar o dia da floresta autóctone, dia 23 de Novembro, as escolas e IPSS são desafiadas a plantar uma ou mais árvores ou arbustos da floresta autóctone, na semana entre 20 a 24 de Novembro.
Regras de participação:
– Deverão ser plantadas árvores ou outras plantas, da floresta autóctone da região da escola, podendo recorrer a aconselhamento e eventual solicitação de plantas à autarquia local;
– Todas as escolas e IPSS poderão participar, enviando, no máximo, uma fotografia por cada planta plantada (no caso da plantação de várias plantas);
– A fotografia deve ter boa qualidade e permitir visualizar, de forma clara, a plantação;
– O envio das fotografias deverá ser via email, para o endereço: greencorkescolas@quercus.pt;
– A data limite para o envio das fotografias é dia 29 de novembro;
– A galeria online estará disponível para visita a partir de 4 de dezembro e votação até dia 7 de dezembro.
Lisboa, 17 de novembro de 2023
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza