+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Prémio Quercus 2021 atribuído ao Prof. Jorge Paiva, no 36º aniversário da Quercus

Dia 31 de outubro, a Quercus celebra o seu 36º aniversário e, como habitualmente, divulga o galardoado do Prémio Quercus. Na edição de 2021 este prémio foi atribuído ao Prof Jorge Paiva, em reconhecimento do seu trabalho científico, de divulgação e defesa da nossa floresta e biodiversidade autóctones.

Este dia é assinalado com um eco-almoço, servido na sede nacional da Associação, no Bairro do Calhau – Parque Florestal de Monsanto em Lisboa, durante o qual será feita a entrega do Prémio Quercus, seguida de uma ação simbólica de regeneração, com a plantação de 3 carvalhos gentilmente cedidos pela Câmara Municipal de Lisboa, que pretende marcar a dinâmica de renovação e maior intervenção em ações no terreno da Associação.

Vida e obra do Prof. Jorge Américo Rodrigues de Paiva

Nasceu em Cambondo (Angola) em 1933, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra e doutorado em Biologia pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha). Investigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, onde lecionou algumas disciplinas, tendo também lecionado, como professor convidado, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, nos Departamentos de Biologia das Universidades de Aveiro e da Madeira, na licenciatura de Arquitetura Paisagista da Universidade Vasco da Gama de Coimbra, no Departamento de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior de Tecnologia de Viseu e no Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha).

No seu trabalho científico destaca-se a identificação e classificação de novas espécies botânicas, assim como a realização de explorações botânicas em diversos países da Europa, África e ainda Azerbaijão (Ásia Central) e Brasil.

Atualmente aposentado, o seu trabalho prossegue através de inúmeros artigos na comunicação social, intervenções públicas e dinamização de atividades. Ambientalista reconhecido, em particular na defesa da nossa floresta e biodiversidade autóctones, é membro ativo de diversas associações e comissões nacionais e internacionais.

Sobre o prémio Quercus

Criado em 2004, o Prémio Quercus possui como principal objetivo distinguir entidades, empresas ou cidadãos que se destaquem enquanto defensores do ambiente e promotores do desenvolvimento sustentável em Portugal ou em qualquer parte do mundo.

Lisboa, 30 de outubro de 2021

 

Ver galeria:

Please install and activate the "Master Slider" plugin to show the slides.