+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus classifica 393 praias com Qualidade de Ouro em 2021, mais 7 do que no ano passado

Região do Tejo e Oeste foi a mais galardoada com 100 praias; região do Algarve apresenta a maior subida e a região Centro regista a maior queda na atribuição do galardão

A poucos dias da abertura da época balnear, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza apresenta, como habitualmente, a listagem de atribuições do Galardão Qualidade de Ouro 2021, que uma vez mais vem distinguir a qualidade da água balnear das praias de portuguesas.

De acordo com os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” deverão ser respeitados os seguintes parâmetros:

1) Qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020);

2) Todas as análises realizadas na última época balnear (2020) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares. Isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli; e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente;

3) Na última época balnear (2020), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Os dados utilizados nesta avaliação baseiam-se na informação pública oficial, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para a época balnear de 2021, a Quercus identifica 393* praias com Qualidade de Ouro em Portugal, mais 7 do que em 2020, com base na distribuição indicada no gráfico abaixo.

Das praias galardoadas, 329 são praias costeiras, 53* são praias interiores e 11 são praias de transição. Sobressai no presente ano o aumento de praias Qualidade de Ouro na região do Algarve (mais 17 galardões), o que representa uma subida de cerca de 18%.

Analisando por regiões, e de acordo com a tabela anexa em baixo, verifica-se que a Região Tejo e Oeste voltou a ser a região com mais praias galardoadas (100), seguida do Região do Algarve (93) e da Região Norte (73*). Em comparação com 2020, a Região Tejo e Oeste registou uma descida de 6 atribuições; a Região do Norte e a Região do Algarve verificaram uma subida de atribuições de 7 e 17 galardões, respetivamente. A Região Centro registou mais 15 galardões e a Região do Alentejo perdeu um galardão, face ao ano passado. Em relação às ilhas, a Região Autónoma dos Açores registou uma descida de 2 galardões e a Região Autónoma da Madeira registou uma subida de 7 galardões.

Açores Madeira Tejo e Oeste Norte Algarve Centro Alentejo Nacional

Total

42

30

100

73*

93

27

28

392

Todos os Municípios nacionais com praias galardoadas receberão da parte da Quercus as instruções para poderem produzir a Bandeira “Praia com Qualidade de Ouro 2021”.

À semelhança do ano passado, a Quercus reforça a necessidade de serem cumpridas, por parte dos banhistas, as regras sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde aquando da frequência das zonas balneares. Neste contexto, apela-se ao planeamento prévio das deslocações às praias, no sentido de evitar grandes aglomerados de pessoas nos acessos às praias e no areal. Ainda no contexto pandémico, apela-se também ao bom comportamento cívico de quem frequentar as praias, nomeadamente no que respeita ao correto descarte de máscaras descartáveis, que devem ser sempre colocados nos caixotes do lixo e nunca abandonadas no meio natural.

 

Lisboa, 21 de maio de 2021

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 


VER LISTAGEM

 

 

* Nota:

O total de praias galardoadas foi atualizado em 02/06/2021 para 393, pela inclusão da Praia Fluvial de Cavadinho, concelho de Braga que, por lapso, não tinha sido inicialmente considerada.

 

Artigos relacionados:

Hastear oficial da Bandeira Qualidade de Ouro 2021 da Quercus: 15 de junho, às 10h00, na Praia de S. Torpes, em Sines