+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Curso de Fruticultura: da instalação à manutenção do pomar em Modo de Produção Biológico

A instalação de um pomar, desde a seleção das espécies adequadas às condições de solo e clima do local, a análise do solo como fator fundamental ao bom desenvolvimento das árvores a instalar, a correta plantação e instalação das árvores ou arbustos, a seleção de árvores ou arbustos de qualidade, a poda de formação, o acompanhamento e manutenção do pomar, a poda de frutificação e as podas anuais de limpeza e arejamento das árvores ou arbustos de fruto instalados é preciso ser estudado criteriosamente.

 

A consciência da importância da implementação de boas práticas culturais com vista à obtenção de bons resultados no pomar, a importância da correta condução e instalação das árvores na qualidade da produção obtida e a importância da poda de frutificação na boa distribuição dos frutos obtidos, na produção regular e uniforme e na obtenção de uma relação equilibrada entre a qualidade e a quantidade de produção obtida é de ter em conta.

 

A consciência da importância da implementação de boas práticas culturais com vista à obtenção de bons resultados no pomar, a importância da correcta condução e instalação das árvores na qualidade da produção obtida e a importância da poda de frutificação na boa distribuição dos frutos obtidos, na produção regular e uniforme e na obtenção de uma relação equilibrada entre a qualidade e a quantidade de produção obtida.

 

A importância das podas correctamente efectuadas na boa cicatrização dos cortes realizados e redução da susceptibilidade das árvores ao ataque de pragas e doenças.

 

O acompanhamento e controlo fitossanitário das árvores e as principais técnicas de controlo das principais pragas e doenças em modo de produção biológico.

 

O curso permitirá a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos da fisionomia, desenvolvimento e principais técnicas a implementar com o objectivo de conseguir um equilíbrio entre o bom estado fitossanitário das árvores e a quantidade e qualidade da produção obtida.

 

Assim, o Núcleo de Braga da Quercus está a organizar um curso sobre fruticultura, a levar a cabo na Quinta Pedagógica de Real, em Braga, nos sábados 21 de abril, 19 de maio, 2 e 16 de junho de 2018, das 9 às 13h e das 14h às 17h.

 

 

Objetivos principais:

 

– A selecção das espécies adequadas a instalar em função das características de solo e clima do local;

 

– A importância da análise das características do solo na correcta instalação do pomar;

 

– A preparação do solo para a instalação do pomar;

 

– Todos os cuidados a ter na selecção dos exemplares e na plantação das árvores ou arbustos;

 

– A importância da selecção do sistema de condução das árvores adequado às características da exploração;

 

– Os diferentes tipos de podas, as diferentes épocas de execução e a importância da sua correcta execução com vista ao bom estado fitossanitário das árvores e à boa relação entre a qualidade e a quantidade da produção obtida;

 

– A enxertia e as diferentes técnicas de propagação de fruteiras;

 

– O acompanhamento e controlo das principais pragas e doenças do pomar em modo de produção biológico.

 

O curso contempla aulas teóricas e práticas que permitirão adquirir e experimentar conhecimentos.

 

Cartaz Curso de Fruticultura 2017 2018 1

 

Inscrições

On line em https://bit.ly/2HuVvJ5. A taxa de inscrição é de 84 € para sócios e 104€ para não sócios.

Mais informações através do telemóvel 927986133 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..”>braga@quercus.pt.

A actividade só se realizará se tiver no mínimo 10 inscritos.