+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Relatório STOA

O que é o Relatório STOA?

O STOA (Scientific and Technological Options Assessement), é um departamento da Direccão-Geral de Investigação, dependente do Parlamento Europeo.

Em 2001, el STOA apresentou um Estudo Final, de 35 páginas,  sobre “os efeitos fisiológicos e ambientais das Radiações Electromagnéticas Não-Ionizantes”.

 

 

Quais foram as conclusões do Relatório STOA?

Estes são alguns parágrafos do seu Sumário Executivo:

 

1- A grande ameaça contemporânea para a saúde da sociedade, é de origem humana, o “electrosmog”. Esta poluição electromagnética não-ionizante, de origem tecnológica, é particularmente insidiosa, na medida em que escapa à detecção pelos sentidos. Além disso, dado o tempo relativamente curto em que a humanidade tem sido exposta, não tem imunidade evolutiva, quer contra os efeitos adversos que podem directamente ter no corpo, quer contra possíveis interferências nos processos naturais electromagnéticos, dos quais a homeostase parece depender.

2 – As recomendações de segurança – tais como as emitidas pela Comissão Internacional para as Radiações Não-Ionizantes (ICNIRP), são baseadas apenas tendo em consideração a possibilidade das frequências de rádio e das radiações de microondas  aquecerem ostecidos do corpo. Assim, essas recomendações não protegemcontra os efeitos adversos provocados por esses campos electromagnéticos.

3 – Devido ao facto de a radiação não ser perfeitamente coerente, a ocorrência de efeitos não-térmicos pode verificar-se mesmo a um nível de intensidade mínimo, bem menor do que a correspondente a um efeito térmico sensível.

Uma vez que os campos electromagnéticos são indispensáveis para a tecnologia que a Sociedade está habituada, deve ser desenvolvido um quadro de protecção mais abrangente.

Este é um link para o texto completo do estudo. Passaram muitos anos e as conclusões do relatório não tiveram influência na revisão dos níveis de radiação autorizados com carácter oficial.

Concluímos que a tecnologia manda e o cidadão submete-se:


http://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/etudes/join/2001/297574/DG-4-JOIN_ET