+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Pilhas e Acumuladores

As pilhas e acumuladores são utilizados em diversos equipamentos de uso corrente: rádios, calculadoras, telecomandos, telemóveis, brinquedos, relógios, entre outros.

No entanto, este produto é composto por metais pesados, podendo ter no seu interior mercúrio (Hg), o níquel (Ni), o cádmio (Cd) e o chumbo (Pb). Mesmo pilhas que dizem ser verdes por não conterem determinado metal pesado, podem ter outros metais pesados na sua composição.

Assim, a recolha seletiva destes materiais é essencial para que não haja contaminação do ambiente. Uma simples pilha é suficiente para contaminar uma área considerável de solos (por exemplo, a área de um campo de futebol) durante 50 anos. As pilhas mais perigosas são as pilhas-botão e as alcalinas. Uma pilha-botão liberta em média 1 grama de mercúrio, o suficiente para contaminar 200.000 litros de águas continentais ou marítimas. Uma única pilha alcalina pode contaminar 175.000 litros de água, uma quantidade superior ao que uma pessoa bebe em toda a vida.

Em termos ambientais, o ideal é dispensar o uso de pilhas. Já existem alguns equipamentos que utilizam energia solar de forma direta ou outra fonte de energia, funcionando portanto sem recurso a pilhas ou baterias. As calculadoras são o caso mais conhecido.

Não menos importante é optar por pilhas recarregáveis na utilização de equipamentos e brinquedos. As vantagens são várias:

– Ambientais: Ao durarem muito mais tempo, reduz-se drasticamente a quantidade de lixo tóxico produzida;
– Económicas: Apesar de exigirem um maior investimento inicial, já que também é necessário um carregador, a despesa é facilmente compensada após algum tempo de utilização.

Descartáveis ou recarregáveis, nenhuma delas deve ser colocada, quando gasta, no lixo indiferenciado. O destino adequado são os pilhões, recipientes que podem ser encontrados junto de Ecopontos, em supermercados, escolas, lojas, etc.

Desde modo, pilhas e acumuladores são encaminhados para reciclagem, que permite que o chumbo dê origem a novos componentes e que outros elementos – como o manganês, zinco, aço e carbono – sejam reaplicados na indústria transformadora. O metal do seu invólucro também pode ser reciclado e ter novas aplicações.

Para mais informações consultar as páginas de Internet das sociedades gestoras que foram criadas para gestão de pilhas e baterias:

Ecopilhas – www.ecopilhas.pt

ERP Portugal – www.erp-portugal.pt

Amb3E – www.amb3e.pt