+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Centro de Recuperação deixa de receber Animais por falta de apoio do ICN

Libertação de Grifos

A QUERCUS Litoral Alentejano procedeu à libertação de doze grifos – “Gyps fulvus” – recuperados no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA) Centro cuja gestão vem sendo assegurada pela QUERCUS, desde há mais de quinze anos.

Os Grifos foram devolvidos à Natureza no Alimentador de Abutres da Salvada, junto ao Parque Natural do Guadiana, no dia 23 de Novembro, cerca das 13 horas e foram provavelmente os últimos acolhidos e recuperados por este Centro, por ora integrado na Rede Nacional de Recuperação de Animais Selvagens (RNRAS).

Foram diversas as causas que levaram ao acolhimento destas aves no Centro, nomeadamente, envenenamento, colisões com infra-estruturas e debilidade durante o processo de dispersão.

Cessação de apoio do ICN

A cessação do apoio financeiro por parte do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) essencial para a sua sobrevivência económica, virá porventura a inviabilizar o funcionamento do Centro não permitindo a simples aquisição de alimentação, de medicamentos e de retribuição, mesmo que simbólica, ao Médico Veterinário.

O Protocolo de Colaboração que a Quercus subscreveu com o ICN e que vincula as partes desde 1 de Janeiro de 2001 foi denunciado a partir de 1 de Janeiro de 2007. Porém, o ICN ainda não cumpriu as suas obrigações de apoio financeiro no decurso do corrente ano de 2006, embora continuemos a acreditar que o Estado é uma pessoa de bem.

Estado abandona Centros de Recuperação

Enquanto a vizinha Espanha densifica a rede dos seus Centro de Recuperação, a grande maioria dos quais geridos por ONGAS, em Portugal, o ICN demite-se dos co-financiamentos que vinha prestando e estrangula aqueles que funcionavam sob a responsabilidade das ONGAS, a custos três vezes menores do que os Centros do Estado.

De quem a QUERCUS continuará a receber animais

A QUERCUS honrará, porém, os seus compromissos protocolarmente assumidos perante Entidades Públicas e Privadas e, designadamente, com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Junta de Freguesia de Santo André, Galp Energia (Transgás), etc., estando também disponível para receber animais entregues pelas populações, isto é, pelos cidadãos da sua zona de influência.

De quem a QUERCUS não receberá animais

Deixarão de ser recebidos animais que provenham directamente dos Serviços do Estado (v.g. GNR, ICN, Polícia Marítima) que representam a maioria, à excepção dos que nos cheguem, mesmo por sua via, mas que tenham origem em Entidades com as quais tenhamos Protocolos celebrados.

Não se trata de nenhuma represália mas de uma impossibilidade económica.