No próximo dia 9 de maio de 2015, sábado, o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus organiza uma saída de campo que inclui uma caminhada ao longo da orla costeira da região de Aveiro, de modo a dar a conhecer alguns dos problemas ambientais que afetam a nossa costa.
Com esta atividade pretende-se fazer uma chamada de atenção para os diversos impactos a que está sujeito o litoral, quer por ação direta ou indireta da atividade humana, nomeadamente para a erosão costeira e consequente recuo da linha de costa, a destruição das dunas e do seu ecossistema, o desordenamento urbanístico e o impacto das obras de engenharia pesada na linha da costa.
A saída de campo começará com uma breve visita à Praia da Vagueira, após a qual terá início a caminhada ao longo do litoral, entre a Praia do Areão e a Praia do Poço da Cruz, com regresso ao ponto de partida por trilho de areia na margem poente do Canal de Mira, com possibilidade de observação de avifauna e flora, num percurso circular com uma distância aproximada de 8 km.
Aconselhamos a levar roupa e calçado apropriados, protecção contra o sol, água e eventualmente comida leve. Se possível levar binóculos e guia de campo de aves. Não existe seguro de grupo para esta actividade, pelo que os interessados devem tratar do mesmo a título pessoal.
O ponto de encontro é às 8.15 Horas na sede da Quercus-Aveiro, Rua de Espinho, Bl. 30 – R/C F, Urb. de Santiago, em Aveiro ou, como alternativa, às 8.45 Horas no lado sul da Praia da Vagueira. O transporte de e para o local da visita deve ser próprio ou partilhado.
A inscrição é obrigatória, podendo ser efectuada através do telefone 966551372 ou do e-mail aveiro@quercus.pt, até ao dia 07-05-2015. Esta atividade é destinada preferencialmente a associados da Quercus, sendo que os não associados poderão participar como acompanhantes ou caso o número limite de inscritos assim o permita. Atenção que o número de participantes é limitado!