A Quercus reúne amanhã, dia 30 de Setembro às 15 horas (Av. João Crisóstomo, 9), com o Ministro da Saúde – Dr. António Correia de Campos, no sentido de debater temáticas de interface entre o ambiente e a saúde. A título de exemplo, de acordo com dados divulgados pela Comissão Europeia, só a poluição atmosférica é responsável por cerca de 4 mil mortes prematuras por ano em Portugal.
Um dos pontos a abordar prende-se com a proposta para uma nova política europeia de químicos, actualmente em discussão no Conselho e Parlamento Europeus. Portugal tem assumido uma postura pouco proactiva na defesa dos interesses dos cidadãos, numa altura em que se revela fundamental fortalecer a proposta apresentada pela Comissão Europeia, defendendo-a das pressões da indústria química. Neste contexto, a Quercus irá apresentar a sua perspectiva e procurar influenciar a posição defendida por Portugal.
Outro dos aspectos a debater prende-se com o Plano de Acção em matéria de Ambiente e Saúde, área onde Portugal é um dos países mais atrasados da Europa. Procurar-se-á conhecer os avanços registados nesta matéria até ao momento, bem como as estratégias de envolvimento da sociedade civil no debate sobre este documento estratégico fundamental.
Como terceiro e último ponto da agenda, a Quercus abordará a temática dos organismos geneticamente modificados no sentido de conhecer, em pormenor, a postura do Ministério da Saúde sobre esta temática, particularmente no que diz respeito às suas implicações para a saúde humana.
Lisboa, 30 de Setembro de 2005
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
Para mais esclarecimentos contactar: Hélder Spínola, Presidente da Direcção Nacional da QUERCUS, 937788472 ou 964344202.