+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Tratamento de resíduos com minhocas | Primeira unidade portuguesa vai ser instalada em Beja

Foi hoje assinado em Beja um protocolo para a construção da primeira unidade de tratamento de resíduos orgânicos através de minhocas, um sistema designado por vermicompostagem.

 

Este projecto é da responsabilidade de uma empresa portuguesa, ficando a unidade instalada no Parque Ambiental da AMALGA em Beja, devendo entrar em funcionamento em Setembro ou Outubro.

 

Embora já existam algumas unidades cujo o objectivo é a produção de um composto de boa qualidade através da vermicompostagem de resíduos de pecuárias, a unidade a instalar em Beja é a primeira com dimensões industriais e com licenciamento ambiental, sendo também pioneira no tratamento de resíduos urbanos, lamas de ETAR e resíduos da indústria agro-alimentar.

 

A unidade irá começar a funcionar com 5 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano, podendo crescer pelo menos até às 30 mil toneladas, tornando-se uma das maiores unidades do país em termos de tratamento deste tipo de resíduos.

 

No processo de vermicompostagem, as minhocas transformam os resíduos orgânicos em composto de qualidade que pode ser utilizado na agricultura. Deste processo também resulta a produção de um líquido fertilizante e de minhocas que podem ser vendidas para diversas utilizações.

 

O sistema é totalmente ecológico, não resultando qualquer tipo de poluição do ar ou da água, pelo que a Quercus tem apoiado este projecto desde o seu início.

 

Outra vantagem importante é o baixo custo de tratamento de resíduos que se consegue com este sistema. Com efeito, com custos de investimento inferiores a 1/5 dos das unidades convencionais e praticamente sem custos de energia e de tratamento das águas residuais, este sistema é muito competitivo e irá certamente dar um contributo importante para Portugal poder tratar todos os seus resíduos orgânicos.

 

 

Lisboa, 10 de Maio de 2007

 

Nota: para mais informações consulte a apresentação do sistema:

http://www.netresiduos.com/cir/LavoisierMaio2007.zip