+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus e Boom Festival 2012 juntos na promoção do projeto Green Cork

O Boom Festival, evento multidisciplinar de cultura alternativa que decorreu em Idanha-a-Nova entre 28 de Julho e 4 de Agosto, associou-se este ano à Quercus na promoção do projeto Green Cork, através da criação de peças artísticas com rolhas de cortiça em todo o recinto, pela mão dos 800 artistas que colaboram nesta que é a nona edição do Festival.

 

A rolha de cortiça ganha assim uma nova vida, representando o conceito de criatividade que caracteriza este festival, onde se cruzam diversas formas de arte. Ao promover a cortiça, o Boom Festival evoca os princípios da permacultura, utilizando um produto local, ecológico e reciclável. Para além do sobreiro estar classificado como árvore nacional de Portugal, o montado de sobro é predominante em Idanha-a-Nova, região que tem na exploração de cortiça uma atividade tradicional. Com participantes de cerca de 100 países, o Boom Festival é, assim, uma oportunidade de internacionalização do Green Cork e dos seus objetivos de promoção da cortiça e reflorestação.

 

Sobre o Boom Festival

De realização bianual, o Boom Festival conta já com oito edições de sucesso e é um dos eventos de música mais reconhecidos a nível ambiental, tendo sido vencedor em 2010 do galardão Green´n´Clean Festival nos prémios European Festival Award e ainda considerado, em 2008 e 2010, o Greener Festival Award Outstanding. Para além desteas distinções, o Boom foi ainda convidado pela ONU a integrar o United Nations Environmental and Music Stakeholder Initiative, que promove a consciência ambiental junto do grande público.

Apresentando artistas de música, dança, design, pintura, cinema, arquitetura ou escultura, o Boom alia o seu conceito de evento multidisciplinar transgeracional e intercultural a uma visão auto-sustentável em prol da consciência ecológica, que motivou até a participação de projetos da Quercus em edições anteriores. A construção sustentável, o recurso a energias renováveis, o tratamento das águas residuais para rega ou a sensibilização ambiental dos participantes são algumas das práticas adotadas. Para mais informações sobre o evento pode ser consultada a página oficial na Internet em www.boomfestival.org.

 

Sobre o projeto Green Cork
O Green Cork é um projeto de reciclagem de rolhas de cortiça desenvolvido pela Quercus. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas também permitir, pelo seu esforço de reciclagem, o financiamento de parte do projeto “Floresta Comum”, que utilizará exclusivamente árvores autóctones, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber. Até ao final de 2011, o projeto Green Cork já recolheu 85 toneladas de rolhas em Portugal, permitindo à Quercus plantar, até ao momento, 41 563 árvores autóctones.
Lisboa, 17 de julho de 2012

 


 

banner Boom Festival Quercus