+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Prémio Quercus 2008 | Junta de Freguesia da Ericeira e Dr. José Cardoso da Rocha

Amanhã, dia 6 de Junho, pelas 18:30 horas, decorrerá no Auditório do Metropolitano de Lisboa (Estação Alto dos Moinhos) a cerimónia de entrega do Prémio Quercus que este ano galardoou a Junta de Freguesia da Ericeira e, a título póstumo, o Dr. José Cardoso da Rocha, ex-aequo.

 

pastedGraphic.pdf

No início desta cerimónia decorrerá ainda a apresentação do conceito “O Condomínio da Terra” e o programa “Cuidar das Partes Comuns”, seguido da assinatura de um protocolo entre a Quercus e o Corpo Nacional de Escutas, de acordo com o programa apresentado em baixo.

 

A Junta de Freguesia da Ericeira foi distinguida com o Prémio Quercus 2008 por ter vindo a demonstrar, através de um conjunto alargado de projectos, o seu empenho e a sua insistência em ser um contributo para a minimização dos problemas ambientais. Com este esforço a Ericeira tem-se assumido como uma referência e um exemplo para outras Juntas de Freguesia demonstrando ainda que a este nível do poder autárquico é possível serem dados grandes contributos para uma boa gestão ambiental do território português. As iniciativas desenvolvidas pela Junta de Freguesia da Ericeira, como o Projecto Ericeira Recicla, a utilização de biodiesel produzido a partir de óleo alimentar usado, a reutilização de móveis e roupas, o fecho do centro da vila ao trânsito, entre outras, são exemplos que poderiam ser seguidos pelas mais de 4000 Freguesias existentes em Portugal.

 

O Dr. José Cardoso da Rocha, reputado Cirurgião-Pediatra, foi, a título póstumo, distinguido com o Prémio Quercus 2008 por ter sido um dos pioneiros da Agricultura Biológica em Portugal. Foi o primeiro produtor português de vinho em Agricultura Biológica e dedicou-se com extremo afinco ao tema da agricultura sustentável, à preservação de espécies autóctones e à protecção da biodiversidade em meio agrícola. Proprietário da Quinta da Comenda, em S. Pedro do Sul, desde 1984, foi responsável pela sua conversão integral à Agricultura Biológica. Ao longo de 23 anos de trabalho e de um forte investimento por parte do Dr. José Cardoso da Rocha, e de toda a sua família, esta Quinta tornou-se numa unidade-modelo e pioneira de um tipo de agricultura perfeitamente compatível com a defesa dos recursos naturais. Assumiu-se também como uma referência no sector do agro-bio-turismo (Turismo de Habitação numa propriedade com Agricultura Biológica), aproximando assim, de uma forma sustentável, o Homem à Terra e à Natureza.

 

O Prémio Quercus

 

O Prémio Quercus foi instituído com o objectivo de distinguir entidades, empresas ou cidadãos que se evidenciem na defesa do ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável. Em 2004, primeiro ano em que o Prémio Quercus foi atribuído nos moldes actuais, a “Plataforma Nunca Mais” foi a distinguida em reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido em sequência do desastre ocorrido com o petroleiro “Prestige”, em Novembro de 2002, que contaminou de forma extensa o mar e a costa da Galiza, ameaçando também o território Português. Em 2005 o Prémio foi atribuído a Gonçalo Ribeiro Telles e José Sá Fernandes pelo empenho na defesa do ambiente e de um adequado ordenamento do território. Em 2006 a Câmara da Chamusca e o Eng. Gomes Pedro foram os distinguidos, respectivamente pela forma exemplar como desenvolveu o processo de participação pública na discussão da instalação de um CIRVER (Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos) e por toda uma vida dedicada ao estudo e preservação da flora, quer em Portugal, com um trabalho extenso desenvolvido sobre a vegetação da Arrábida, quer no continente Africano. Em 2007 o galardoado pelo Prémio Quercus foi o programa BIOSFERA, produzido para a RTP pela Farol de Ideias, pela forma exemplar como manteve as questões de ambiente em discussão ao longo de um período em que outros temas, nomeadamente económicos e sociais, ganhavam importância nos media portugueses.

 

 

Programa 

 

 

18:30

 

Abertura

 

Joaquim José de Oliveira Reis – Presidente do Metropolitano de Lisboa*

 

Hélder Spínola – Presidente da Direcção Nacional da Quercus

 

António Gonçalves Henriques – Director Geral da Agência Portuguesa do Ambiente

 

18:45

 

Apresentação do conceito “O Condomínio da Terra”  – Paulo Magalhães

 

Apresentação do Programa Cuidar das Partes Comuns – José Paulo Martins

 

19H30

 

Assinatura de protocolo de parceria entre a Quercus e o Corpo Nacional de Escutas no âmbito da campanha de reciclagem de rolhas de cortiça.

 

Presidente da Direcção Nacional da Quercus, Hélder Spínola

 

Vice-Presidente da Direcção Nacional da Quercus, Susana Fonseca

 

Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, Carlos Alberto Pereira

 

19:45

 

Entrega do Prémio Quercus 2008

 

 

* a confirmar

 

 

Lisboa, 5 de Junho de 2008

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza