A Quercus, no dia Mundial do Turismo, vem alertar as entidades competentes para a necessidade de valorizar o espaço pertencente ao parque de Campismo da Praia Grande em Sintra.
Este espaço, previsto no Plano de Ordenamento do Parque Natural, como Parque de Campismo de 4 estrelas continua ao abandono. Foi encerrado em Setembro de 2005 por falta de condições sanitárias, mas até agora continua assim mesmo, com a mesma falta de condições sanitárias, apesar da classificação atribuída no Plano de Ordenamento.
A Quercus adverte também, para o estado lastimável em que se encontra o espaço, apesar dos esforços dos antigos utentes, que mantêm alguma vigilância e manutenção. A vegetação tomou conta dos 50 mil metros quadrados do terreno, transformando-os em mato. No espaço existe também uma lixeira, colocando em risco uma área significativa do Parque Natural Sintra Cascais, sem referir os perigos associados a edifícios que se encontram abandonados, como a piscina, balneários de apoio, entre outros.
A Comissão de Utentes continua a aguardar as promessas por parte da empresa proprietária do parque, que já afirmou publicamente que pretende transformá-lo num Parque de campismo de 4 estrelas, cumprindo o estipulado no plano de Ordenamento, resta saber, quando.
Continuamos, com expectativa, a aguardar uma intervenção naquele local, para que se transforme num local digno de turismo. Pela sua localização privilegiada junto à costa, a Quercus considera a sua utilização viável, só ao nível de Ecoturismo, como sendo um Parque de Campismo. Este é um tipo de estrutura que não contribui para a pressão urbanística junto ao litoral que, infelizmente, se faz sentir em todo o País, e que deve ser contrariada.
O Campismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas no seu estado natural, intervindo o menos possível no ambiente.
O Parque de Campismo da Praia Grande continua a ser procurado por campistas de todo o mundo, inclusivamente, no último campeonato de surf da Praia Grande os participantes foram obrigados acampar na praia…
Lisboa, 27 de Setembro de 2007
Núcleo Regional de Lisboa da Quercus