+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

ECOVOUGA 2007 | Uma Intervenção Ecológica de Limpeza das Margens do Rio Vouga

A ECOVOUGA’2007 realiza-se a 24 de Março de 2007, e é uma intervenção ecológica que será de substancial envergadura numa parte do Rio Vouga, nomeadamente para limpeza das suas margens numa extensão de 5Km a jusante da praia fluvial de Chão-do-Rio. A ECOVOUGA’2007 é a evolução natural para um grande evento, jornada de voluntariado e de sensibilização ambiental, da antiga actividade «Descida Ecológica do Rio Vouga» que ao longo de vários anos o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N. e a Turnauga – Turismo e Lazer realizaram com este fim mas com dimensão bem mais limitada.

 

Quais os objectivos

Pela importância desta actividade, cujos objectivos são: a) a consciencialização ambiental dos jovens estudantes e dos cidadãos da região em geral; b) a promoção da qualidade ambiental pela participação concreta de todos; e c) incremento e promoção do Turismo de Natureza e náutico não poluidor; o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N. colabora nesta iniciativa meritória de sensibilização ambiental pela intervenção directa de todos quantos nela quiserem participar.

 

Organização e colaboração

Este evento de iniciativa da Câmara Municipal (C.M.) de Sever do Vouga (S.V.) sob proposta da Turnauga – Turismo e Lazer e do “Viking Kayak Clube”, conta com o apoio financeiro e promocional da Região de Turismo da Rota da Luz e financeiro e logístico da própria C.M., apoio dos Bombeiros Voluntários de S.V., Federação Portuguesa de Canoagem e da Quercus – A.N.C.N. através do seu Núcleo Regional de Aveiro, para além da colaboração e participação activa de várias outras entidades como as Escolas E.B. 2, 3 e Secundária com 3.º Ciclo de Sever do Vouga, os Jovens Repórteres da A.E. da Escola Secundária, o Agrupamento de Escuteiros de Rocas do Vouga, o Lyons, Rotários, Corpo de Nadadores Salvadores de S.V. e Equipa de Mergulhadores de S.V. e Águeda.

 

Voluntariado e inscrições

Espera-se que nesta jornada de trabalho e aventura participem um total de 250 voluntários, sendo espectável que uma grande maioria sejam jovens estudantes das referidas escolas, enquadrados por diversos professores, mas a participação está aberta à população em geral através de inscrições que deverão ser previamente feitas (nos dias anteriores) através dos contactos da Turnauga, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.“>turnauga@clix.pt, 967092027 e 967092026 que se encarregará da coordenação e monitorização geral da actividade, e poderá prestar outras informações mais específicas.

 

Resumo do programa

A actividade terá início numa concentração às 9h junto à C.M. de S.V., onde serão possíveis alguns esclarecimentos aos meios comunicação social, seguida às 10h do início simultâneo da actividade em vários locais no Rio Vouga, pelas várias equipas previamente formadas, terminando os trabalhos da manhã pelas 13h.

O almoço para os voluntários participantes previamente inscritos será às 14h no refeitório da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Sever do Vouga.

Às 15h45min decorrerá uma palestra aberta ao público em geral intitulada “O Rio Vouga com Vida”, no Centro de Artes e Espectáculos, sob responsabilidade da Quercus-Aveiro, seguida de diversas intervenções, sorteio de descidas em canoa no Rio Vouga, atribuição dum reconhecimento simbólico aos jovens participantes, atribuição de viagens ao Oceanário e outros prémios, sendo o encerramento da actividade às 17h.

 

Apelo à participação

Apelamos a todos os cidadãos que possam para que participem e, em conjunto com os jovens estudantes em Sever do Vouga, mostrem o seu empenho nesta iniciativa a bem da Natureza e do Rio Vouga com margens mais limpas para seu próprio usufruto e de todos os que o apreciam.

Apelamos também à comunicação social para dar a este evento a importância que ele merece, porque é através dela que a consciencialização ambiental poderá chegar a muitos outros cidadãos que não vão poder participar.

 

Aveiro, 18 de Março de 2007

 

A Direcção do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N.