A Quercus e a Empresa Águas do Oeste estão a desenvolver o Programa EcoFamílias-Água, iniciado em 2008, que pretende acompanhar os consumos reais de água ao nível doméstico, de modo a perceber como estes se distribuem pelos diferentes usos. O objectivo é a partir daqui avaliar os potenciais de poupança de água das famílias participantes.
A metodologia utilizada permite avaliar comportamentos, hábitos de consumo e identificar oportunidades de melhoria da eficiência na utilização da água. É realizado um acompanhamento directo das famílias, o qual se tem verificado fundamental na sensibilização do consumidor para as questões ligadas ao consumo de água no sector doméstico.
Decorrido o período inicial de monitorização consumos, no próximo dia 1 de Outubro, pelas 11 horas da manhã, começa a segunda fase do Programa. Na habitação de uma família de Óbidos, serão instalados redutores de caudal nas torneiras onde se verificou uma maior frequência de utilização: da cozinha e casa de banho (lavatório e chuveiros). Esta visita poderá ser acompanhada pela comunicação social.
Através da monitorização já efectuada, verificou-se que as famílias participantes têm um consumo médio diário superior ao consumo nacional, de 310 litros por fogo, de acordo com o “Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água”. Um dos objectivos do projecto é, assim, aproximar o consumo das famílias ao valor médio nacional.
Lisboa, 27 de Setembro de 2010
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza