+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Dia Mundial da Terra | Quercus Assinala Dia com Recolha de Rolhas e Acção pelo Clima

Amanhã, no Dia Mundial da Terra, 22 de Abril de 2008, que desta vez tem a particularidade de ocorrer no Ano Internacional do Planeta Terra, a Quercus desenvolve um conjunto de iniciativas com o propósito de assinalar a data contribuindo e alertando para a necessidade e urgência de serem implementadas soluções para os problemas ambientais que afectam o Planeta.

 

Coimbra: Início da Campanha de Reciclagem de Rolhas de Cortiça

 

Amanhã dia 22 de Abril, às 11:00 horas, no restaurante Alfredo em Coimbra (Avenida João Regras, 32, junto ao Portugal do Pequeninos), a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, contando com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO, e integrando o calendário de iniciativas do ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA, dá início à 1ª fase da Campanha de Reciclagem de Rolhas –GREEN CORK- que abrange o canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés). Este primeiro momento será o “pontapé de saída” para que os mais 300 milhões de rolhas de cortiça que entram no mercado português anualmente comecem, com a colaboração de todos os cidadãos, a ser recolhidos para reciclagem e os recursos financeiros obtidos por essa via sejam investidos na conservação da Natureza.

 

O projecto GREEN CORK resulta de uma parceria entre a Quercus, a Corticeira Amorim, os Hipermercados Continente e a Biological.

 

Lisboa: Acção pelo clima no Largo Camões

 

A Quercus, através do projecto “Movimento e Energia” com o apoio da Toyota, irá estar presente durante todo o Dia Mundial da Terra no Largo de Camões numa iniciativa que procura sensibilizar os lisboetas para que o concelho reduza as suas emissões de gases de efeito de estufa de forma significativa até 2020.

 

Sob o lema “Vem pedalar com a Quercus e mostra a tua energia” é nosso objectivo despertar para a importância das energias renováveis através do uso de bicicletas adaptadas para a produção de electricidade, as quais accionam diversos mecanismos (lâmpadas, túnel de vento, coluna de água e produção de vapor e geração de ondulação.). A partir daí produz-se de novo mais electricidade com recurso a painéis solares, gerador eólico, hidroeléctrico e de energia das ondas. Ao mesmo tempo estarão em funcionamento diversos equipamentos de uso corrente que utilizarão a electricidade gerada no sistema. É também possível realizar uma competição nas cinco bicicletas instaladas para o efeito, visto que estarão ligadas a watímetros que permitem medir quem produz mais electricidade num período de tempo estabelecido. O stand é assim autónomo em termos da energia utilizada para a iluminação e para os equipamentos aí instalados.

 

Lisboa: Green Project Awards

 

Os Green Project Awards serão apresentados amanhã, 22 de Abril, às 11:00 horas na sede da Agência Portuguesa do Ambiente e é uma iniciativa do Grupo GCI, em parceria com a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente, que procura premiar e reconhecer as boas práticas e projectos ambientais ligados à promoção do desenvolvimento sustentável. Os prémios terão a periodicidade anual e três categorias (Projectos, Investigação & Desenvolvimento e Comunicação), tendo como principais objectivos:

 

– Premiar e reconhecer boas práticas e projectos ambientais e de desenvolvimento sustentável implementados em Portugal

 

– Dar visibilidade às entidades/instituições que identificaram uma oportunidade na protecção do ambiente e promoção da sustentabilidade

 

– Reforçar a mensagem da sustentabilidade tendo em vista alterar comportamentos dos cidadãos e decisores

 

Porto: Torre Babel dos Bens Comuns visita Dolce Vita/Antas

 

A Torre de Babel dos Bens Comuns é uma instalação que traduz as consequências na natureza provocadas pelo desentendimento dos homens: o mecanismo das inclinações egoísticas humanas, que se opõem entre si de um modo natural, leva à utilização desordenada e competitiva das partes comuns trazendo a ruína de todos.

 

A visibilidade das alterações climáticas, talvez mais que qualquer outro assunto, está a contribuir para a assunção da necessidade de que a humanidade ter um futuro comum. A natureza está a impor-nos um acordo de garantia de futuro. Esta é base que serve de fundamento à proposta de organização da nossa vizinhança global preconizada pelo “Condomínio da Terra”, que estará presente de diversas formas no Dolce Vita/Antas Porto de 22 a 27 de Abril.

 

Aveiro: Alunos visitam Microreserva do Cabeço Santo

 

No Dia da Terra, 22 de Abril, ocorrerá a visita de 4 turmas da Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda à Microreserva da Quercus no Cabeço Santo. Os cerca de 100 alunos (duas turmas no período da manhã e duas à tarde) farão um percurso circular no Cabeço Santo de cerca de 5 km através do qual conhecerão os impactos sobre a biodiversidade e a paisagem das monoculturas e das espécies invasoras, assim como o trabalho de restauração ecológica que tem sido desenvolvido naquele espaço.

 

Vila Real: Projecto Bicla Real

 

Depois de já hoje, na véspera do Dia Mundial da Terra, às 11:00, no Largo da Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, ter sido apresentado o Projecto Bicla Real- Projecto-piloto de utilização gratuita de bicicletas de montanha em Vila Real, estas FREEBIKES passam a estar disponível de segunda-feira a sábado entre as 9:00 e as 19:00 horas. O projecto Bicla Real, promovido pela Quercus, Câmara Municipal de Vila Real e Sport Zone, pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo para pequenas deslocações e como veículo de lazer. As bicicletas de utilização gratuita – FREEBIKES – podem ser requisitadas na loja SprintBike, que presta assistência técnica ao projecto, junto ao Largo de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real.

 

 

Lisboa, 21 de Abril de 2008

 

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza