+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Dia do Condomínio da Terra – 10 de Setembro – Pavilhão de Portugal

No próximo dia 10 de Setembro a Quercus organiza o Dia do Condomínio da Terra no Pavilhão de Portugal na EXPO Saragoça 2008, onde irá apresentar a proposta de texto da futura “Declaração de GAIA”, a declaração constitutiva do Condomínio da Terra, a ser assinada na cidade de Gaia, a 22 de Abril de 2009 (ver programa em baixo). No período que decorre entre estes dois eventos será promovido um amplo debate internacional sobre o seu conteúdo.

 

GAIA é nome da Deusa grega da Terra, que deu origem igualmente à famosa Teoria de GAIA, de James Lovelock, que foi pioneira a explicar a Terra Viva, que se comporta como um sistema simples e auto-regulado constituído por componentes físicas, químicas, biológicas e humanas. A emergência das alterações climáticas veio confirmar os fundamentos desta teoria. Este é o motivo da escolha da cidade portuguesa de Gaia para assinatura desta declaração.

 

A Quercus convida os jornalistas a integrarem a comitiva que se deslocará à EXPO Saragoça 2008 por ocasião deste evento, podendo inscrever-se enviando uma mensagem para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.“>condominiodaterra@quercus.pt até dia 4 de Setembro, devendo especificar o(s) nome(s) do(s) jornalista(s), o órgão de comunicação social e um contacto directo.

 

A deslocação far-se-á em transporte cedido pela Câmara Municipal de Gaia com saídas do Porto e Lisboa, a 9 de Setembro às 8.30 horas. A viagem do Porto a Saragoça tem uma duração de cerca de 8 horas. A estadia de 9 a 11 de Setembro é igualmente assegurada pela organização.

 

EXPO SARAGOÇA 2008 – 10 de Setembro – Pavilhão de Portugal

 

DIA DO CONDOMÍNIO DA TERRA

 

11.00 – Recepção aos convidados.

Manhã livre na EXPO.

16.00 – Intervenção Presidente da QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, Prof. Doutor Hélder Spínola.

16.30 – Conferência “Organizar a vizinhança global – O Condomínio da Terra”, pelo Dr. Paulo Magalhães.

17.00 – Intervenção da Prof. Josilda Lima, Universidade do Estado da Bahía – Brasil

17.30 – Apresentação do texto da futura “DECLARAÇÃO DE GAIA”, a declaração constitutiva do Condomínio da Terra, a ser assinada na cidade de Gaia, em 22 de Abril de 2009. Apresentação a cargo do Prof. Doutor Artur Sá, da Comissão Nacional da UNESCO.

18.00 – Pausa para Café

18.15 – Intervenção Senhor Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Gaia, Dr. Mário Fontemanha.

18.45 – Intervenção do Prof. Doutor Martí Boada, Prémio Global 5OO das Nações Unidas e membro do Comité Espanhol no Programa das Nações Unidas para o Ambiente

19.00 – Encerramento.

 

Lisboa, 28 de Agosto de 2008

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza