+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Conheça as Arcas e Congeladores com maior eficiência energética em Topten.pt

Na sequência do Dia Mundial do Ambiente que se comemorou no passado dia 5 de Junho, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza lançou, no âmbito do Projecto Topten (www.topten.pt), uma nova categoria dedicada a Arcas e Congeladores e actualizou novamente as categorias “Automóveis” e “Lâmpadas de baixo consumo”.

 

A par dos frigoríficos, as arcas/congeladores são a segunda categoria Topten no âmbito dos equipamentos de frio, responsáveis por cerca de 32% do consumo total de energia eléctrica no sector doméstico e presentes na totalidade das habitações portuguesas.

 

O consumidor pode agora conhecer as dez melhores arcas e congeladores disponíveis no mercado português, sendo que as marcas mais representadas em Topten.pt são a Liebherr, a Bosch, a Whirlpool e a Miele.

 

Para facilitar a consulta a categoria está dividida em oito subcategorias: duas para os congeladores de encastre, três para os congeladores de instalação livre e três para as arcas horizontais.

 

Na selecção dos modelos, a eficiência energética foi o critério fundamental. Apesar de, no caso dos equipamentos de frio, esta classificação poder variar entre as classes A++ e G, no Topten apenas são contempladas as arcas congeladoras detentoras das classificações A++ e A+, à semelhança do que acontece com os frigoríficos.

 

Os modelos estão dispostos de acordo com o seu índice de eficiência energética, podendo esta apresentação ser ordenada segundo outro parâmetro, como o volume ou o preço.

 

Foram também considerados na elaboração do ranking factores como o ciclo de vida dos produtos, os impactes na saúde, no ambiente e o desempenho.

 

Além de orientar o consumidor para uma compra mais responsável, o Topten.pt disponibiliza ainda um conjunto de recomendações relacionadas com a instalação, utilização, manutenção dos equipamentos, bem como a melhor forma de o encaminhar no fim da sua vida útil.

 

Automóveis e Lâmpadas com rankings actualizados

 

Aproveitando o lançamento desta nova categoria, a Quercus actualizou também os rankings de duas categorias já existentes. Por um lado os Automóveis, que se encontram subdivididos em seis classes e cuja selecção considerou as suas emissões de dióxido de carbono e de outros poluentes atmosféricos, o nível ruído produzido e os recursos utilizados. A Opel, a Volkwagen, a Toyota e a Seat lideram a lista das marcas automóveis com mais modelos eficientes representados no Topten.pt, nas várias subcategorias.

 

Também a categoria da Iluminação foi renovada, estando agora disponíveis novos rankings para os diferentes modelos de Lâmpadas Fluorescentes Compactas (sete no total). Destaque também para a nova subcategoria dedicada às lâmpadas LED (Díodos Emissores de Luz), em expansão no mercado, e que conta no Topten com três tipos de rankings.

 

A Quercus pretende, com este alargamento e diversificação da informação apresentada, acompanhar o avanço da indústria e tecnologia que cada vez mais disponibiliza ao consumidor equipamentos mais eficientes em termos de desempenho e consumo.

 

O Topten.pt está inserido no projecto europeu Euro-Topten Plus, que reúne 20 parceiros de 16 países na tentativa de mostrar aos consumidores que estes têm um papel activo no combate às alterações climáticas, através das escolhas do seu dia-a-dia. Esta é também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.

 

 

Lisboa, 6 de Junho de 2010

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza