+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Bosques do Centenário: Por um Monumento Vivo

No ano da comemoração dos 100 anos da República a Quercus propõe que se plantem 100 árvores em cada município português, deixando um testemunho por mais 100 anos. A Cerimónia de Assinatura do protocolo terá lugar no dia 18 de Outubro, segunda-feira, pelas 16:30h, no Salão Nobre do Ministério da Agricultura.

 

O projecto “Bosques do Centenário” procura tirar partido do facto de se comemorar este ano o Centenário da República, promovendo a plantação de pequenos bosques compostos por 100 árvores de espécies autóctones em cada um dos 308 municípios de Portugal. Trata-se de uma forma original de assinalar os 100 anos da República apostando na criação de autênticos “monumentos vivos”, que simultaneamente celebram a floresta original portuguesa e as suas espécies autóctones.

 

A importância da floresta autóctone

 

No ano em que a Quercus completa 25 anos de existência é com particular significado que promove a ideia de “celebração” e de “monumento” associadas ao tipo de floresta que está na origem da sua fundação e que lhe deu nome.

 

A Associação designa-se Quercus, por serem os Carvalhos, as Azinheiras e os Sobreiros (cuja designação comum em latim é: Quercus) as árvores autóctones características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o nosso país e de que restam, actualmente, apenas relíquias muito degradas.

 

São muitos os serviços ambientais vitais e de interesse comum que as florestas autóctones prestam, que vão desde um sequestro de carbono com muito maiores garantias de durabilidade, suporte de biodiversidade e perfeita integração com os ciclos da água e bioquímicos dos ecossistemas. As florestas de árvores autóctones, embora de crescimento mais lento, quando bem desenvolvidas, são normalmente também mais resistentes e resilientes aos incêndios florestais.

 

Recuperar e repor as nossas florestas originais, articulando-as de forma sustentável com as florestas de produção, será uma das melhores heranças que poderemos deixar às próximas gerações.

 

Assinatura do protocolo de colaboração

 

O protocolo de colaboração que irá concretizar o projecto será assinado no dia 18 de Outubro, pelas 16:30h, no Salão Nobre do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, em Lisboa. Este protocolo envolve a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR), a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Autoridade Florestal Nacional (AFN). Tem o apoio do movimento de cidadania Limpar Portugal. O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Eng. Rui Pedro Barreiro, estará presente na cerimónia.

 

 

Lisboa, 18 de Outubro de 2010

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza