+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

A importância da memória

Num mundo agitado, rápido e em constante mudança como aquele em que hoje vivemos, está sempre presente o risco de caírem no esquecimento momentos, pessoas, acontecimentos de enorme relevância para a nossa vida quotidiana.

 

Susana Fonseca*

 

Muito embora as preocupações ambientais sejam algo recentes em Portugal, elas ganharam espaço em termos políticos, económicos e sociais porque algumas pessoas ou organizações desenvolveram um esforço em áreas e momentos diferentes e mobilizando recursos diversos para as colocar no debate público e político.

 

Para relembrar pessoas ou organizações que deram (e muitas continuam a dar) um contributo importante para construir um espaço para o ambiente na sociedade portuguesa, foi criado o prémio Quercus. Trata-se de uma iniciativa anual que no ano de 2009 resolveu atribuir o Prémio Quercus a duas personalidades. Por um lado, homenagear um sócio da Quercus – Veríssimo de Freitas da Silva Borges – dirigente de longos anos, activo e incansável, cujo contributo para a defesa do ambiente, com particular incidência no arquipélago dos Açores, foi perdido em Outubro de 2008, com o seu falecimento. Por outro, distinguir um dos primeiros arquitectos paisagistas portugueses – António Facco Viana Barreto – que para além da ampla aplicação da sua formação em inúmeros espaços do nosso país, foi ainda um dos ideólogos de instrumentos jurídicos essenciais – Reserva Agrícola Nacional, Reserva Ecológica Nacional – numa área tão carente em Portugal como é o Ordenamento do Território.

 

No momento em que se assiste a mudanças fundamentais nestes dois instrumentos, a Quercus aproveita a cerimónia de entrega dos Prémios Quercus 2009 para organizar um debate sobre os prós e contras das alterações realizadas ao regime jurídico da Reserva Agrícola Nacional. Para tal conta com a presença de personalidades que irão ilustrar as diferentes posições que é possível ter sobre este instrumento e as suas mais recentes alterações.

 

Contamos com a sua presença! Até sexta!

 

 

  • Presidente da Direcção Nacional da Quercus