+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

“Uma Árvore pela Floresta” novamente à venda por um Portugal mais verde

arvores 15 800px2Pelo segundo ano consecutivo, a Quercus e os CTT apresentam a parceria “Uma Árvore pela Floresta” com o objetivo de florestar com espécies autóctones algumas das zonas do nosso País mais afectadas pelos incêndios. Para tal, estão disponíveis os kits “Uma Árvore pela Floresta” nas lojas CTT até 31 de Outubro, em que cada vale comprado irá corresponder à plantação de uma árvore pela Quercus.

 

 

Segundo os dados oficiais, na última década arderam em Portugal, em média, mais de 1400 km2 de território todos os anos. Isto equivale à área de 3 concelhos de dimensão média, como o de Sintra. São valores catastróficos, que a Quercus e os CTT, com a participação de todos, gostariam de ajudar a minorar. Pretende-se, com esta campanha, criar e cuidar de bosques autóctones que oferecem uma maior resistência à propagação dos incêndios e são melhores para amenizar o clima, promover a biodiversidade e proteger a nossa paisagem, a água e os solos.

 

 

Em 2015 foram plantadas 3647 árvores, fruto da generosidade dos portugueses e da acção das três dezenas de voluntários associados aos à Quercus e aos CTT. Na edição de 2015 o kit “Uma Árvore pela Floresta” poderá ser adquirido em 320 lojas dos CTT e o objetivo é duplicar o número de árvores a serem plantadas. A lista completa de locais de venda pode ser consultada em http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt.

 

 

Quem comprar o kit “uma Árvore pela Floresta” recebe uma “árvore” em cartão reciclado e um código único que serve para registar a árvore com os dados da pessoa. A Quercus irá depois plantar a árvore verdadeira até à Primavera de 2016 e quem registou a árvore irá receber informação sobre a plantação, um convite para participar e a identificação da espécie e do local onde a sua árvore foi plantada. O kit permite também consultar, durante 5 anos, a evolução do bosque onde será plantada a árvore.

 

 

As plantações serão essencialmente efectuadas em áreas classificadas do Norte e Centro de Portugal, por ser aí que a floresta autóctone apresenta um nível de degradação maior e ainda porque nessas regiões o problema dos incêndios florestais tem maior expressão no contexto nacional. Peneda Gerês, Montemuro, Alvão, Marão, Caramulo, Serra da Estrela e Tejo Internacional são os locais elegíveis.   A Quercus organizará ainda uma acção de voluntariado para plantação de uma área previamente seleccionada, destinada aos apoiantes que registarem as suas árvores na página do projecto.

 

 

 

 

Lisboa, 05 de Agosto de 2015

 

 

 

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza