+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus presente na concentração antinuclear, pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz

No início do ano político, Almaraz deve fazer parte das prioridades nacionais e não pode ser esquecida

 

WP 20170909 12 17 42 ProA Quercus vai estar presente no próximo Sábado, dia 9 de Setembro, a partir das 11.00h (hora portuguesa), em Navalmoral de la Mata, Espanha, na Concentração Antinuclear, pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz. Da comitiva da Associação constarão dirigentes do Núcleo Regional de Portalegre e da Direcção Nacional da Quercus. Esta concentração é convocada pelo Foro Extremeño Antinuclear e apoiada pelo MIA – Movimento Ibérico Antinuclear, de que a Quercus faz parte, e pretende exigir que o Governo Espanhol tome medidas no sentido de colocar em marcha um plano para o encerramento e desmantelamento da Central Nuclear de Almaraz.

 

Uma vez mais, a Quercus, a maior associação de defesa de ambiente nacional e que segue mais de perto a temática de Almaraz desde há muitos anos, vai juntar-se a diversas organizações espanholas que lutam pelo encerramento desta Central Nuclear, que fica situada junto ao rio Tejo, na província de Cáceres, em Espanha, a cerca de 100 km da fronteira com Portugal.

 

A Central de Almaraz tem tido incidentes com regularidade, existindo situações em que já foram medidos níveis de radioactividade superiores ao permitido. Portugal pode vir a ser afectado, caso ocorra um acidente grave, quer por contaminação das águas, uma vez que a central se situa numa albufeira afluente do rio Tejo, quer por contaminação atmosférica, pela grande proximidade geográfica existente. Para além disto, Portugal não revela estar minimamente preparado para lidar com um cenário deste tipo, pelo que a acontecer um acidente grave, isso traria certamente sérios impactes imediatos para toda a zona fronteiriça, em especial para os distritos de Castelo Branco e Portalegre.

 

Agora, que o Governo Espanhol extendeu em cerca de dois anos o prazo para que o consórcio Iberdrola, Endesa Generación e Gas Natural, que explora a Central Nuclear de Almaraz, apresente o pedido de renovação da licença de funcionamento desta Central, confirma-se que têm surtido efeito as fortes movimentações em Espanha, para que a Central não encerre no prazo definido (Junho 2020). É pois fundamental que o Governo Português actue com mais celeridade e firmeza, no sentido de serem acautelados os interesses nacionais, e recorra de novo, e com urgência, às entidades europeias. A Quercus considera que Almaraz não pode ser um tema esquecido neste novo ano político e é imprescindível que seja encarado como uma prioridade a nível nacional pois a sua continuidade em funcionamento por mais dez ou vinte anos representará um dos maiores perigos para toda a Península Ibérica e Europa.

 

 

O programa de dia 9 de Setembro

 

O programa para o dia 9 de Setembro em Navalmoral de la Mata constará de uma concentração às 11.00h (hora portuguesa) na Plaza del Jardincillo, onde serão desenvolvidas uma série de actividades revindicativas. Será realizada uma simulação de um desmantelamento simbólico da Central de Almaraz, através da recriação de uma instalação de grande tamanho, seguida de debates e workshops sobre alternativas energéticas para a região. O evento contará com a actuação do cantor português Pascoal Moreira e com intervenções das organizações presentes.

 

Lisboa, 8 de Setembro de 2017

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

A Direcção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza