+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus lamenta que a posição de quatro países possa comprometer o papel da Europa como líder no combate às alterações climáticas

Estónia, Hungria, Polónia e República Checa são os quatros países que podem enfraquecer a estratégia de longo prazo que a União Europeia deverá apresentar à Organização das Nações Unidas, em Setembro, no seguimento do Acordo de Paris.

 

A Quercus considera preocupante que os governos destes quatro países, impulsionados pelos interesses das suas indústrias poluidoras, adiem a tomada de decisões importantes das quais depende o futuro das próximas gerações.

 

Em causa está a meta de zero emissões em 2050 que conta com o compromisso de quase todos os países europeus, tendo o Reino Unido sido a primeira grande economia do G7 a consagrar esse compromisso na lei. Portugal foi o primeiro país no mundo a afirmar o compromisso da neutralidade carbónica até 2050 e, recentemente, o Ministro do Ambiente e da Transição Energética voltou a frisar o empenho político e financeiro do Governo para chegar a um “modelo económico e social hipocarbónico e regenerativo de recursos”.

 

O impasse das discussões impediu também a revisão do orçamento da UE, ou Quadro Financeiro Plurianual (QFP), que definirá a fatia financeira a atribuir para o combate às alterações climáticas.

 

A Quercus reconhece que Portugal se tem esforçado por definir um plano ambicioso para atingir os compromissos do Acordo de Paris, que abrange vários setores. Porém, e tal como a Quercus já tinha apontado, a Comissão Europeia também assinalou, nas recomendações publicadas na semana passada sobre os Planos Nacionais de Energia e Clima, que as medidas previstas na área da eficiência energética são ainda insuficientes para atingir as metas ambicionadas.

 

 

Lisboa, 27 de junho 2019

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza