+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus e Missão Continente promovem recolha de rolhas de cortiça junto de Escolas e IPSS nacionais

• O resultado da iniciativa reverte a favor da plantação de árvores autóctones;

• As rolhas recolhidas podem ser entregues em qualquer loja Continente do país;

• As entidades que recolham a maior quantidade de rolhas serão premiadas com valor financeiro no final da campanha, em outubro 2020;

• Na passada edição, as escolas e IPPS participantes recolheram e enviaram para a reciclagem mais de 5 toneladas de rolhas, contribuindo para a proteção da floresta nacional.

 

Uma nova campanha de recolha de rolhas de cortiça tem início amanhã, dia 10 de outubro, prolongando-se até ao próximo dia 1 de junho. Esta campanha, que será lançada no dia de amanhã, numa cerimónia a realizar em Castelo da Maia, tem como destinatárias todas as escolas e IPSS nacionais e irá premiar as 12 entidades que se destacarem na recolha de rolhas. Serão entregues três prémios para cada uma das quatro categorias (JI/EB1, EB2/3, Secundário/Profissional, e IPSS), sendo que os mesmos consistirão num valor financeiro a ser entregue às Escolas, para a aquisição de material. O regulamento e formulário de inscrição já estão disponíveis na área “Campanha – Green Cork Escolas” da página de internet do projeto Green Cork da Quercus http://www.greencork.org/

 

programa_greencork_escolas_2019_final-min.png

 

Esta iniciativa enquadra-se na parceria com mais de 10 anos estabelecida entre a Quercus, a Corticeira Amorim e a Missão Continente, a marca que representa as iniciativas de responsabilidade social da insígnia Continente, na perspetiva de promover o desenvolvimento sustentável e a preservação do ambiente. O objetivo da ação é recolher rolhas de cortiça, enviá-las para reciclagem e, deste modo, promover a cortiça e financiar a reflorestação através do projeto Floresta Comum da Quercus. Com pontos de recolha em todas as lojas do país, o Continente é o maior parceiro na recolha de rolhas, com mais de 80% dos totais recolhidos anualmente.

 

Nas lojas do Continente já foram entregues mais de 380 toneladas de rolhas de cortiça, correspondente a cerca de 84 milhões de rolhas, que permitiram à Quercus distribuir mais de 828 mil árvores autóctones para iniciativas de rearborização.

 

A valorização económica da cortiça, nas suas diversas aplicações, permite a conservação de um dos hotspots de biodiversidade do mediterrâneo e de uma cultura rural e tradicional portuguesa ligada ao montado de sobro. A principal aplicação deste material nobre é, sem dúvida, a rolha, e a possibilidade da sua reciclagem aumenta os benefícios ambientais associados à sua utilização. A Missão Continente, reconhecendo a importância de conservação do montado de sobro, tem-se vindo a empenhar, juntamente com a Quercus, em ações de divulgação, sensibilização e promoção da reciclagem das rolhas de cortiça.

 

Separar as rolhas, em casa ou num restaurante, é dar oportunidade para que este material seja reciclado e reutilizado noutras aplicações, diminuindo assim a quantidade de resíduos e garantindo o armazenamento do CO2 na cortiça durante mais tempo. O destino das rolhas deixou, pois, de ser o Lixo indiferenciado e passou a ser um Rolhinhas ou o Balcão de Informação das lojas Continente. A partir daqui, e usando apenas a logística já existente sem aumentar as emissões de CO2, as rolhas são encaminhadas para reciclagem.

 

 

– Valorize a cortiça – Reduza resíduos – Suporte a reflorestação com espécies autóctones –

 

 

Lisboa, 9 de outubro de 2019

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

A Missão Continente