+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus alerta para corte de sobreiros sem autorização na Herdade dos Cadouços, em Abrantes

A Quercus foi alertada para o corte de cerca de 80 sobreiros verdes, sem autorização, na Herdade de Cadouços, em Abrantes.

 

A Herdade de Cadouços é uma propriedade com cerca de 489 hectares, e localiza-se junto de Água Travessa, na freguesia da Bemposta, concelho de Abrantes e atualmente encontra-se à venda, pertencendo ao fundo FUNGERE – Grupo Novo Banco – Gestão de Ativos.

 

 

Do que foi possível apurar, existirá autorização do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para abate de 34 sobreiros decrépitos, mas por indicações de um responsável da empresa foram cortados cerca de 80 sobreiros verdes sem que o abate tenha sido autorizado pela Autoridade competente.

 

A situação apresenta alguma gravidade dado o corte ter sido efetuado num povoamento de sobreiros protegido e também por existir pretensão de novas plantações de eucaliptos em áreas de vinha e pinhal na mesma propriedade.

 

A Quercus já alertou o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR e os serviços do ICNF para que sejam apuradas responsabilidades sobre o corte ilegal dos sobreiros e também no sentido de evitar novas situações que contribuam para a degradação do montado.

 

Cadouços3.JPG

 

 

Lisboa, 23 de janeiro de 2019

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza