A Quercus foi alertada para o corte de cerca de 80 sobreiros verdes, sem autorização, na Herdade de Cadouços, em Abrantes.
A Herdade de Cadouços é uma propriedade com cerca de 489 hectares, e localiza-se junto de Água Travessa, na freguesia da Bemposta, concelho de Abrantes e atualmente encontra-se à venda, pertencendo ao fundo FUNGERE – Grupo Novo Banco – Gestão de Ativos.
Do que foi possível apurar, existirá autorização do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para abate de 34 sobreiros decrépitos, mas por indicações de um responsável da empresa foram cortados cerca de 80 sobreiros verdes sem que o abate tenha sido autorizado pela Autoridade competente.
A situação apresenta alguma gravidade dado o corte ter sido efetuado num povoamento de sobreiros protegido e também por existir pretensão de novas plantações de eucaliptos em áreas de vinha e pinhal na mesma propriedade.
A Quercus já alertou o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR e os serviços do ICNF para que sejam apuradas responsabilidades sobre o corte ilegal dos sobreiros e também no sentido de evitar novas situações que contribuam para a degradação do montado.
Lisboa, 23 de janeiro de 2019
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza