+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Professor Eng. Jesús De La Fuente Villar realiza visita ao Monte Barata

 

No passado Domingo, dia 15 de Novembro de 2020, foi realizada uma visita guiada ao Monte Barata, propriedade da Quercus – Associação Nacional para a Conservação da Natureza, ao Professor e Engenheiro de montes Jesús De La Fuente Villar, no âmbito do Programa Erasmus+ para Docentes, mediado pela associação KASA PT – Kapacity, Adaptability, Solidarity, Adventure, uma Associação sem fins lucrativos criada em 2020 e que trabalha na área da juventude, educação e formação.

A visita foi guiada pelos técnicos Samuel Infante e Pedro Alves, funcionários da Quercus-ANCN, que apresentaram os projetos decorridos desde a aquisição da reserva, assim como os que estão em curso atualmente: Melhoria da resiliência e do valor ambiental das florestas, com poda e adensamento de Azinho e Sobro; SAANTI (Sistema de Alimentação de Aves Necrófagas do Tejo Internacional), havendo um campo de alimentação; Turismo de Natureza, com a requalificação de habitações pré-existentes;  Observação e Fotografia de Vida Selvagem, com a instalação de cinco abrigos fotográficos; entre outros.

Jesús De La Fuente Villar delineou um programa que passa por outras ONGs, empresas e associações florestais, universidades, centros de formação profissional e zonas ardidas e que pretende conhecer o setor florestal em Portugal. Considera a visita muito profícua, realçando a recuperação dos solos e da vegetação ripícola desde a aquisição da reserva, assim como a importância de deixar a matéria vegetal morta no terreno e a recuperação de árvores mortas por doenças como a Phytophthora, que tem vindo a avançar em certas partes do Monte, destacando a relevância do conceito de legado biológico.

Avistaram-se abutres-pretos, grifos, milhafres-reais, veados, entre muitas outras espécies de fauna e também de flora, como o tamujo, a aroeira, o aderno, entre outras espécies típicas do entorno mediterrânico. O paraíso natural do Monte Barata conquistou o Professor, fazendo-o entender o valor inestimável da propriedade e da importância da Quercus-ANCN na recuperação de espécies criticamente ameaçadas como o abutre-preto e na própria classificação do Tejo Internacional como Parque Natural. Foram trocadas ideias sobre a gestão dos solos e do montado e iniciaram-se entendimentos no sentido de realizar uma parceria a nível de estágios profissionais a partir da escola onde atualmente leciona.