+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Obras de drenagem na Construção da A4 provocam prejuízos e geram passivo ambiental

A Quercus tomou conhecimento dos prejuízos provocados pelas fortes chuvas que se têm verificado nos últimos dias devido às falhas no sistema de drenagem de águas pluviais das obras de construção da A4. No local, pode-se constatar que o sistema de drenagem não foi totalmente executado, principalmente nas zonas dos taludes, encaminhando a água das chuvas diretamente para terrenos, caminhos, estradas e imediações de habitações, sem qualquer reencaminhamento posterior destas águas para as galerias pluviais, através de bueiros e sarjetas ao longo das bermas.

 

Esta situação, além de estar a provocar alterações a nível do regime hídrico, está a provocar avultados prejuízos em campos agrícolas e infraestruturas, como caminhos, estradas e mesmo em habitações. Para além dos danos causados nos bens patrimoniais, estão também em causa graves problemas ambientais pois as águas sem controlo estão a provocar problemas ambientais com casos de erosão extrema provocada por inúmeros ravinamentos em terrenos florestais e agrícolas e com os solos arrastados a assorear os rios e os ribeiros.

 

A4        A4 1

 

 

A4 0      A4 2

 

 

A Quercus apela ao Ex.mo Sr. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Dr Pedro Marques que proceda à responsabilização da concessionária responsável por estes estragos ambientais e patrimoniais e considera fundamental que se procedam às obras necessárias para corrigir esta situação antes da entrega da obra por parte do concessionário.

 

Se não houver quaisquer medidas por parte do Ministério os custos dos prejuízos provocados pelos erros desta obra irão recair sobre os proprietários privados e contribuintes.

 

Lisboa, 31 de janeiro de 2016

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza