+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Metas de desflorestação históricas das Nações Unidas para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável requerem uma verdadeira transformação

A Global Forest Coalition (GFC) [1], organização da qual a Quercus faz parte, felicitou ontem a ONU relativamente às medidas para travar a desflorestação até 2020 [2] nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG’s) para adoptar na Cimeira de Desenvolvimento Sustentável 2015 em Nova Iorque. No entanto, adverte-se que é improvável que o objectivo deste assunto seja cumprido, a menos que as Nações Unidas adoptem uma agenda de desenvolvimento sustentável verdadeiramente transformadora.

“Os governos devem começar a agir agora para parar a desflorestação até 2020 e não permitirem aumentar o corte de florestas antes do prazo de 2020, negócios como de costume não servem,” disse Miguel Lovera, contacto regional para a América Latina da GFC.

 

 

Os SDG’s incluem outros objectivos como o fim da pobreza global, fome, desigualdade de género até 2030, garantindo padrões de consumo e produção sustentáveis, luta contra a mudança climática, promovendo a agricultura sustentável, entre outros [3]. No entanto, muitos movimentos sociais têm apontado as contradições inerentes nesta agenda de desenvolvimento pós-2015, alegando que sua ênfase no ilimitado económico crescimento é incompatível com muitos dos seus objectivos e metas.

“Não se pode prosseguir o crescimento económico ilimitado num planeta limitado,” adverte Diego Cardona, presidente da GFC.

“Apenas reduzindo o consumo de produtos, como carne e bioenergia e rejeitando a liberalização do comércio empresarial orientados para a sua expansão, podemos alcançar a transformação económica necessária para conservar e restaurar as florestas e outros ecossistemas.”

 

 

Outra preocupação fundamental é que os SDG’s promovem plantações de monocultura em nome de “reflorestação em grande escala”, que são o que os activistas chamam “florestas falsas” [4].

“Rejeitamos plantações de monocultura que estão expandindo rapidamente na África e outros continentes. Eles são uma falsa solução para perda de clima de mudança e a biodiversidade. Prefiro exigirmos respeito pelo nosso conhecimento indígena e práticas como uma pedra angular para a resiliência climática e conservação [5],”afirma Hindou Oumarou do Chade, vice-presidente da GFC. Povos indígenas e comunidades locais com longa participação na floresta e conservação da biodiversidade não são reconhecidos ou promovidos nos SDG’s.

 

 

GFC sublinha também que a igualdade de género deve ser central, mas não apenas em palavras, “Congratulamo-nos com o facto de ter sido colocado nos SDGs a capacitação das mulheres, mas a igualdade entre os sexos nunca será alcançada, enquanto as empresas estiverem autorizadas a explorar as comunidades do planeta para o lucro privado” disse Ísis Alvarez, assessora de género para a GFC e uma das coordenadoras do Grupo de Mulheres sobre Desenvolvimento Sustentável [6], que tem desempenhado um papel muito activo nas negociações dos SDG.

 

 

Lisboa, 28 de setembro de 2015

 

 

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

________________________________________________________________________________

Notas:

 

[1] Global Forest Coalition é uma coligação mundial de quase 80 ONGs e organizações de povos indígenas de 50 países diferentes baseadas nos direitos e políticas de conservação da floresta.

 

 

[2] O número de destino 15.2 para deter a desflorestação até 2020 é parte de um pacote de 17 objectivos de desenvolvimento sustentável [3] que serão adoptadas pelos 193 Estados-Membros para definir a agenda de desenvolvimento global de 2015-2030 e substituirá os objetivos de desenvolvimento do Milénio de 2000 e 2015. O alvo 15.2 refere, “Até 2020, promover a implementação de uma gestão sustentável de todos os tipos de florestas, travar a desflorestação, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente a florestação e reflorestação globalmente”

Consultar o site: https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/summit

 

 

[3] Consultar o site https://sustainabledevelopment.un.org/focussdgs.html

 

 

[4] Consultar o site http://globalforestcoalition.org/real-forests/

 

 

[5] A Global Forest Coalition, juntamente com várias ONGS e povos indígenas, está a realizar um processo de avaliações nas comunidades em pelo menos 20 países incluindo  Samoa, Irã, Uganda, África do Sul, Paraguai, o Chile entre muitos outros .

 

 

Consultar o site: http://globalforestcoalition.org/resources/supporting-community-conservation/

 

 

[6] Consultar o site http://www.womenmajorgroup.org/