+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Dia Nacional da Água – Quercus ajuda consumidores a reduzir a fatura do consumo de água e energia

Bombas de calor e dispositivos sanitários são as novas categorias em www.topten.pt, ambas abrangidas pela comparticipação do Fundo Ambiental

 

Cada português consome, em média, 192 litros de água por dia, sendo a higiene pessoal diária responsável por uma fatia considerável deste consumo, em particular, sob a forma de água aquecida. Como tal, a sua poupança tem implicações diretas nas faturas mensais da água e da energia. De facto, a produção de água quente sanitária (AQS) representa cerca de 24% do consumo energético nas habitações portuguesas.

 

A aplicação de redutores de caudal nas torneiras e/ou nos duches, bem como a substituição destes dispositivos sanitários e de equipamentos de AQS, por modelos com maior eficiência hídrica e energética, são algumas das formas de alcançar a poupança de recursos.

 

Numa altura em que está a decorrer o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, apoiado pelo Fundo Ambiental, que permite, mediante candidatura, a obtenção de incentivos até 70 % na aquisição destes equipamentos, o portal www.topten.pt torna-se uma ferramenta muito útil.

 

Nesta vertente, o projeto Topten/HACKS faz a diferença, pois dá a conhecer aos cidadãos, através das suas mais recentes categorias, quer os dispositivos sanitários mais eficientes, quer as bombas de calor que têm a função de AQS.

 

Para a criação da nova categoria em www.topten.pt dedicada aos dispositivos sanitários – que abrange torneiras, chuveiros e redutores de caudal –, a Quercus contou com a importante colaboração da parceira ANQIP – Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, enquanto criadora e gestora do rótulo nacional de eficiência hídrica.

 

O portal Topten.pt disponibiliza atualmente 17 categorias[1] e está em constante atualização. A seleção dos modelos segue um processo transparente e independente, sendo os dados recolhidos nos websites, catálogos e através de troca direta com os fabricantes. Os critérios de seleção aplicados são definidos a nível europeu, com base científica e legislativa.

 

O projeto HACKS, que se apoia na plataforma Topten, é financiado pelo Programa-Quadro de Investigação e Inovação – H2020, da União Europeia, que reúne 17 parceiros de 15 países.

 

 

O projeto recebeu financiamento do programa da União Europeia Horizonte 2020: investigação e inovação ao abrigo do contrato de subvenção nº 845231. O conteúdo apresentado é da inteira responsabilidade dos seus autores. Não reflete necessariamente a opinião UE. Nem a EASME, nem a Comissão Europeia, nem os parceiros deste projeto são responsáveis pelo uso que possa ser dado à informação aqui apresentada.

 

 

 


[1] Torneiras, chuveiros e redutores de caudal; bombas de calor; ventoinhas; aparelhos de ar condicionado; aspiradores; automóveis; congeladores e arcas; frigoríficos; fornos; impressoras; lâmpadas; monitores; máquinas de café; máquinas de lavar loiça; máquinas de lavar loiça; refrigeração profissional e televisores.