+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Consumo responsável, reutilização e compras locais são os votos da Quercus para um Natal mais sustentável

Quercus natal 2015Em contagem decrescente para o Natal, a Quercus apresenta, como já é hábito nesta quadra, recomendações simples para reduzir o impacte ambiental associado a esta época festiva, associado nomeadamente ao aumento do consumo e da produção de resíduos.

A Quercus procura, através destes conselhos, sublinhar a importância de recuperar tradições como o comércio de proximidade, bem como de fazer um consumo racional e moderado.

No atual cenário de contenção económica, muitas destas sugestões demonstram, uma vez mais, como a adoção de bons hábitos ambientais é favorável a uma maior poupança no orçamento familiar.

 

 

Decoração

1 – No que respeita à árvore de Natal, quem optou por uma árvore natural em vaso deverá tentar que ela seja de uma espécie autóctone e proveniente de um viveiro legal. Esta opção permite que, após uma ou mais utilizações, a árvore possa ser plantada no solo. Alguns viveiros já efetuam o aluguer de pinheiros e de outras árvores apenas por um período específico e essa poderá ser uma boa opção para quem não pretende manter a árvore por muito tempo. Uma excelente opção passa também por usar como árvore de Natal os ramos provenientes de podas e cortes responsáveis feitos na floresta, na medida em que estes não implicam o corte ou o abate de árvores e depois do Natal os resíduos podem ser compostados.

 

2 – Para a decoração de Natal, não devem ser utilizados elementos naturais provenientes de espécies em perigo, como o azevinho silvestre. Uma alternativa possível passa por procurar viveiros autorizados que produzem, artificialmente, esta planta em vaso, tentando usá-la viva. Deve-se usar sobretudo outras plantas não ameaçadas nas decorações de Natal, privilegiando os elementos provenientes de podas e cortes feitos de forma responsável e que garantam a sobrevivência futura desses espécimes. A alternativa poderá passar por uma decoração artificial, apostando-se no uso de materiais resistentes, para que se possam reutilizar futuramente.

3 – Os enfeites e adereços natalícios devem ser bem mantidos e guardados até ao próximo ano, de modo a permitir a sua reutilização. Uma ideia amiga do ambiente e muito original é promover a troca de enfeites entre familiares ou amigos no próximo Natal.

4 – Quanto à iluminação, seja da árvore ou da varanda, apesar de já ser maioritariamente de tecnologia LED, deve ser utilizada de forma racional, desligando-se durante a noite ou quando não está ninguém em casa.

Presentes


1 – Quando viável, devem ser utilizados os transportes públicos nas deslocações às compras, reforçando-se aqui a mais-valia de comprar perto de casa, aproveitando, por exemplo, a cada vez maior ocorrência de feiras e mercados locais;

2 – Deve-se privilegiar produtos úteis, duráveis, educativos, com pouca embalagem e inócuos em termos de substâncias perigosas;

3 – O papel de embrulho e os sacos para as prendas devem ser reutilizados sempre que possível;

4 – Na oferta de:

– prendas alimentares: a escolha deverá recair sobre produtos de origem nacional (vinhos, azeite, artesanato, doçaria tradicional, frutos secos), sendo de preferir os produzidos em modo de produção biológica;

– produtos de perfumaria, cosmética ou higiene pessoal: devem ser escolhidas marcas com produtos naturais, biológicos e que não fazem testes em animais (consultar a listagem disponibilizada pela Liga Portuguesa dos Direitos do Animal).
– Na oferta de equipamentos elétricos e eletrónicos: é importante pesquisar previamente quais as marcas mais seguras e ambientalmente mais sustentáveis (consultar páginas da Greenpeace e do projeto Topten.pt da Quercus)

 

5 – Quando não se sabe o que oferecer:

– Uma opção poderá ser a oferta de uma inscrição como sócio de associações cívicas (como por exemplo Associações de Defesa do Ambiente) ou de um donativo a uma determinada causa ou projeto (apadrinhando um animal selvagem, por exemplo);
– Os cheques-prenda são uma boa opção, estando disponíveis em livrarias, teatros; lojas de roupas ou de outros bens;

 

6 – A par das ofertas a familiares e amigos, é possível ajudar quem mais precisa sem gastar dinheiro. Por exemplo, através de campanhas de solidariedade social ou oferecendo objetos sem uso em plataformas de trocas ou doações.

 

Mesa de Natal

1 – De modo a evitar o desperdício de alimentos, deve ser feita uma lista de compras daquilo que é mesmo necessário, tendo em conta o número de pessoas que participam na Ceia ou almoço de Natal.

 

 

2 – Seja para economizar ou evitar um maior consumo de produtos embalados, o melhor é confecionar a maior parte dos pratos e sobremesas em casa, privilegiando produtos locais/regionais/nacionais, adquiridos no comércio local e, se possível, de origem biológica e/ou do provenientes de redes de comércio justo.

 

3 – Em 2016 assinala-se o Ano Internacional das Leguminosas, com o objetivo de apelar a uma produção sustentável de alimentos e sensibilizar sobre a importância das leguminosas na alimentação Mundial. As leguminosas podem ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar humano, incluindo o combate e controlo de diabetes, a prevenção de doenças cardíacas e o colesterol, e o combate à anemia.Neste Natal inclua alimentos como o feijão e o grão-de-bico, na sua ementa. Além de serem ricos em nutrientes e proteínas, apresentam uma alternativa mais barata e igualmente saborosa.

 

4- No jantar do dia de Natal, aproveite as sobras das refeições anteriores e faça o que, normalmente, se chama de “Roupa Velha”. Este prato, que já é uma tradição natalícia em muitas casas portuguesas, é uma forma de atenuar o desperdício alimentar e o consumo desenfreado de alimentos associados ao Natal. Nesta iguaria podem ser adicionadas diversas leguminosas que irão tornar o prato mais nutritivo e delicioso.

 

5 – Algumas cooperativas locais promovem a compra de cabazes de produtos locais, privilegiando o contacto direto entre produtor e consumidor, e reduzindo a pegada de carbono destes alimentos;

 

6 – Na altura de pôr a mesa, deve-se optar por louça lavável e atoalhados de tecido, renunciando aos utensílios descartáveis.

 

Resíduos no sítio certo

1 – A filosofia da reutilização deve ser aplicada sempre que possível, desde o papel de embrulho e dos adereços, aos sacos, frascos, caixas e outros recipientes com potencial de reaproveitamento;

 

2 – Entre o que não for possível reaproveitar, deve ser feita a separação seletiva das embalagens – papel/cartão, plástico, metal – embora seja essencial aguardar alguns dias até depositá-las no ecoponto, de modo a evitar acumulações nos contentores;

 

3- O conselho anterior aplica-se também ao lixo indiferenciado, que deve ser depositado com cautela e apenas em contentores com capacidade, devendo-se antes comprovar que o município está a fazer recolha de lixo durante estes dias.

 

Apesar de serem particularmente relevantes num período de grande consumo como é o Natal, a grande maioria das recomendações anteriores são aplicáveis durante todo o ano, no nosso quotidiano. A Quercus deixa, por isso, o desafio aos portugueses para refletirem, em 2016, sobre de que forma podem tornar o seu dia-a-dia ainda mais sustentável.

 

A Quercus deseja a todos um excelente Natal e um próspero ano de 2016, no caminho da sustentabilidade.

 

Lisboa, 22 de Dezembro de 2015

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza