+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Conheça a campanha “Quintas-feiras circulares”

Até 2020, Portugal comprometeu-se, através do Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC), a adotar conceitos como a reutilização, a reparação e a renovação de materiais e energia. Neste âmbito, a Quercus e o Portal da Construção Sustentável (PCS) desenvolveram uma campanha de sensibilização e educação que ajudará a colocar em prática estes conceitos no setor da construção, que é responsável, segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB), pela extração de cerca de 75% de matérias primas da natureza e pela produção de cerca de 50% de todos os resíduos.

 

A Campanha, intitulada “Quintas-feiras circulares” promovida pelo PCS em colaboração com a Quercus, é apoiada pelo Fundo Ambiental e conta com 10 curtas-metragens didáticas sobre possibilidades de reciclagem e/ou reutilização de materiais de construção em 2.ª mão, não deixando de abordar a “desconstrução de edifícios” em deterimento da simples demolição e encaminhamento para aterro dos resíduos gerados.

 

 

A partir de hoje, os vídeos mencionados estarão acessíveis nas redes sociais das duas instituições, a cada quinta-feira. Os temas abordados são:

 

1. 28.02.2019 – revestimentos ecológicos e naturais

 

2. 07.03.2019 – mobiliário reciclado

 

3. 14.03.2019 – divisórias interiores 100% recicladas

 

4. 21.03.2019 – misturas betuminosas com borracha

 

5. 28.03.2019 – o que é a desconstrução?

 

6. 04.04.2019 – reciclagem de resíduos de construção e demolição

 

7. 11.04.2019 – caixilharias reutilizáveis e eficientes

 

8. 18.04.2019 – substâncias perigosas na construção

 

9. 25.04.2019 – Isolamentos ecológicos e naturais

 

10. 02.05.2019 – triagem de resíduos em obra

 

 

De acordo com o CIB, a indústria da construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, desde a produção dos materiais até a execução da obra e a sua operação ao longo da vida útil do edifício, gerando consideráveis impactes ambientais. O setor apropria-se de cerca de 75% de tudo que é extraído da natureza. Destes 75% apenas entre 25% a 50% são realmente utilizados, sendo que quase metade é desperdiçado, através da geração de resíduos. No fim de vida útil de um edifício, a sua demolição significa o envio de toneladas de resíduos para aterro.

 

“É por isso urgente acabar com a simples demolição de um edifício e passar ao seu desmantelamento passo a passo e sua desconstrução seletiva de forma a valorizar adequadamente os materiais retirados, promovendo a sua re-integração em novos usos.” alerta Aline Guerreiro, referindo-se à economia circular no setor da construção.

 

A economia circular possibilita a introdução de resíduos na produção de novos materiais ou na reutilização de materiais retirados de edifícios em fim de vida. Por isso, aplicada a este setor, não só diminuirá a necessidade de extração de novas matérias primas, como diminuirá a produção de resíduos abrindo a porta a um novo mercado: o de produção de materiais a partir de materiais existentes. Tratando-se de uma mais valia ambiental, social e económica.

 

O PCS estará presente hoje, no âmbito do Matchmaking sobre a Aplicação dos Princípios da Economia Circular inserido no Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, a convite da senhora Secretária Geral do Ambiente e da Transição Energética, DrªAlexandra Carvalho, a apresentar o trabalho desenvolvido em colaboração com a Quercus, nesta área.

 

O PAEC – Plano de Ação para a Economia Circular é um modelo estratégico de crescimento e de investimento assente na eficiência e valorização dos recursos e na minimização dos impactes ambientais. Este é um documento que surge à luz dos compromissos internacionais de Portugal, como o Acordo de Paris, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a própria União Europeia.

 

 

Lisboa, 28 de fevereiro de 2019