+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Concurso Escolar “Reutilizar a Todo o Gás” reforça importância da reutilização e da redução da produção de resíduos

Inscrições abertas até ao dia 20 de fevereiro

 

  • O Concurso é uma iniciativa realizada pela Quercus em parceria com a Sodastream Portugal, que procura sensibilizar os mais novos sobre a importância de cuidar do ambiente
  • A iniciativa dirige-se a todos os alunos desde o Ensino Pré-Escolar até ao Ensino Secundário

 

2quercus sodastream 02Concurso Escolar “Reutilizar a Todo o Gás” é uma iniciativa da Quercus, em parceria com a Sodastream Portugal, que se destina a todos os alunos do Ensino Pré-Escolar ao Ensino Secundário de todo o país. Para participar no Concurso Escolar “Reutilizar a Todo o Gás” é necessário proceder à inscrição prévia, cuja fase está ativa até ao dia 20 de fevereiro.

 

O desafio tem como objetivos a conceção e a construção, por equipa, de um objeto livre a partir de garrafas PET e/ou latas. Neste sentido, pretende-se sensibilizar as crianças e os adolescentes para a importância da reutilização de materiais e da redução da produção de resíduos.

 

Para poder participar, cada equipa deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site www.quercus.pt, até ao dia 20 de fevereiro e, posteriormente, enviar imagens (fotográficas ou em vídeo) da sua criação para o endereço formacoes.iniciativas.quercus@gmail.com, até ao dia 21 de março.

 

Ainda que se destine a alunos de todas as idades, as equipas, que podem ser turmas ou grupos de alunos, concorrerão apenas com outras do mesmo ciclo de estudos, existindo um prémio para cada escalão.

 

Os vencedores – um por ciclo de ensino – serão revelados no dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, e, nesse momento, dar-se-á oportunidade aos restantes participantes de verem o seu trabalho reconhecido, desta feita, nas redes sociais da Quercus e da Sodastream Portugal.

 

Os projetos não reconhecidos pelo júri com um prémio serão publicados nas redes sociais, e aquele que tiver o maior número de likes será também galardoado.

 

A avaliação dos projetos será feita tendo em conta o impacto de cada projeto na sensibilização para esta temática, bem como a sua criatividade e inovação.

 

Os grupos que responderem aos critérios mencionados serão premiados da seguinte forma:

– Vencedor do Ensino Pré-Escolar – um carro e um barco solar por grupo;

– Vencedores do Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclo) – um microscópio por grupo;

– Vencedores do Ensino Secundário e Facebook – um exemplar de uma máquina SodaStream por grupo.

 

A Quercus e a Sodastream Portugalpretendem, através deste desafio, incutir nas crianças e adolescentes de todo o país o reconhecimento das consequências do gasto excessivo de recursos e a ideia de que se pode criar a partir de materiais previamente utilizados, proporcionando uma simbiose entre a criatividade, o trabalho em equipa, as artes plásticas e a adoção de uma atitude mais amiga do ambiente.

De acordo com a Sodastream em Portugal “Ao assumir-se como uma alternativa para a mudança nos hábitos de consumo de água e que promove um verdadeiro “plastic detox”, a Sodastream procura através desta parceria reforçar a apoio a iniciativas que contribuam para a promoção da mudança de comportamentos em prol da defesa do ambiente.”

A Sodastream advoga o uso da água da torneira em todo o mundo, de forma a parar com o consumo de água em garrafas de plástico, que acabam por contaminar o planeta. Ao utilizar-se a Sodastream, a pegada de carbono é reduzida em 60% por cada vez que um consumidor, em vez de comprar uma bebida gaseificada, opta por fazê-la em casa, utilizando água da torneira e a Sodastream. Desta forma, não só deixa de contribuir para o impacto ambiental que o circuito de distribuição de bebidas gaseificadas contempla, como evita o consumo dessas bebidas armazenadas em garrafas de plástico, podendo fazê-las com a garrafa da Sodastream PET, que tem um período médio de vida de 3 anos.

Sobre a Quercus:

A Quercus é a maior Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa do país, e foi fundada a 31 de outubro de 1985. É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.

O seu âmbito de ação abrange hoje diversas áreas temáticas da atualidade ambiental, onde se incluem, além da conservação da natureza e da biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras. Este acompanhamento especializado é, em grande parte, suportado pelo trabalho desenvolvido por vários grupos de trabalho e projetos permanentes. Visite: www.quercus.pt

 

 

Sobre a Sodastream:
SodaStream é líder mundial no fabrico e distribuição da Sparkling Water Maker, opera em 45 países e está disponível em mais de 70.000 lojas de retalho espalhadas pelos cinco continentes. SodaStream permite que os consumidores transformem com facilidade a água da torneira em água gaseificada em alguns segundos. Torna a água mais agradável e divertida de beber e ajuda os consumidores a beber mais água. A SodaStream, fabricante de água com gás, oferece uma alternativa altamente inovadora aos consumidores que desejam reduzir o número de refrigerantes carbonatados engarrafados e em lata. Os produtos da SodaStream promovem a saúde e o bem-estar, são ambientalmente amigáveis e sustentáveis, são personalizáveis e divertidos de usar.  Visite:  www.sodastream.com ou https://www.sodastream.pt/

19 de Janeiro de 2017

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza