+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Atividade do programa Ciência Viva no Verão dá a conhecer a mais extensa gruta de Portugal e os seus estranhos habitantes

A nascente do rio Almonda, em Pedrogão d’Aire, foi o cenário escolhido pela Quercus para a realização de mais uma atividade do programa Ciência Viva no Verão, em colaboração com a Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia e a Turrisespaços, Empresa Municipal.

 

O ecossistema cavernícola é caracterizado pela estabilidade da temperatura e da humidade, bem como pela sua interessante fauna. É onde vivem os troglóbios, seres que, pelas suas características, são capazes de sobreviver em ambiente de escuridão total, elevada humidade e escassez de alimento.

Para conhecer uma parte deste mundo e os seus estranhos habitantes, foi essencial a ajuda de Sofia Reboleira, bióloga e espeleóloga da Universidade de Aveiro, especializada no estudo e conservação dos animais troglóbios.

Esta foi também uma oportunidade para proceder à recolha de mais alguns espécimes para posterior estudo e ainda para conhecer melhor o trabalho de prospeção e conservação que a Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia tem vindo a realizar na Gruta do Almonda desde há vários anos, permitindo que os 12 Km desta parte do Sítio Ramsar “Polje de Mira-Minde e nascentes associadas” continuem bem preservados.

A atividade teve como ponto de apoio o Cabeço das Pias – Centro de Interpretação da Gruta do Almonda (CIGA), espaço atualmente gerido pela Turrisespaços, E.M., empresa do Município de Torres Novas.

Torres Novas, 27 de agosto de 2013