+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Amanhã, 17 abril, em Lisboa: Quercus promove Ação de Sensibilização sobre Amianto

amiantoedificiosAmanhã, dia 17 de abril, a Quercus irá promover uma ação de sensibilização sobre Amianto, que decorrerá entre as 9h00 e as 17h00 no auditório da Agência Portuguesa do Ambiente, em Lisboa(1). Esta ação tem como objetivo esclarecer sobre os riscos associados à exposição a fibras de amianto e demonstrar as melhores práticas para manusear este material. Será igualmente apresentado em primeira mão o parecer do Comité Económico e Social Europeu para eliminar o amianto na U.E., publicado a 20/02/15.

No evento serão disponibilizados diversos equipamentos para avaliação das fibras de amianto; será montada uma zona de trabalho confinada para manuseamento de materiais com amianto (unidade de descontaminação, sistema tratamento de águas contaminadas, extrator, aparelho medidor de depressão negativa e aspirador), onde os trabalhadores estarão munidos com os EPI’s – equipamentos de proteção individual (fato e máscara), adequados para intervencionar estes materiais.

Os participantes terão a oportunidade de assistir a demonstrações práticas sobre a atuação das empresas nas seguintes vertentes: avaliação e risco (Sagies), equipamento para intervencionar amianto (Deconta), manuseamento e remoção deste material (Interamianto), demolição seletiva (Transucatas) e eliminação de resíduos com amianto (Ecodeal e Sisav).

Está provada a relação causa-efeito da exposição a fibras de amianto e o desenvolvimento de neoplasias malignas, entre as quais mesotelioma, cancro do pulmão, cancro do ovário, cancro da laringe ou cancro do estômago. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) «não se conhecem valores limites de exposição abaixo dos quais não haja risco cancerígeno». Já o Centro Internacional de Investigação do Cancro (IARC) classifica o amianto como carcinogénico.

O programa do evento encontra-se disponível em: http://www.quercus.pt/component/jevents/icalrepeat.detail/2015/04/17/431/-/acao-de-sensibilizacao-sobre-amianto?Itemid=1

Lisboa, 16 de abril de 2015

A Direção Nacional da Quercus- Associação Portuguesa de Conservação da Natureza