+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

3ª edição da Conferência PCEEE, amanhã, 20 de Junho, na Gulbenkian: Eficiência Energética como fator de competitividade em debate

A 3ª edição do PCEEE – Portugal em Conferência por uma Economia Energeticamente Eficiente, promovida pela Quercus, pelo CENSE da FCT-UNL, pelo ISR da Universidade de Coimbra e pelo CESUR do IST-UL terá lugar amanhã, 20 de Junho, entre as 9.30h e as 17.30h, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

 

Entre as 9.30h e as 11h, terá lugar uma sessão de abertura que inclui uma intervenção confirmada do Sr. Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Eng. Jorge Moreira da Silva, seguida da intervenção de dois oradores estrangeiros convidados.

 

Esta edição do PCEEE (http://pceee2014.blogspot.pt/) surge sob o tema “Eficiência Energética como fator de competitividade”, com o objetivo de promover o intercâmbio de informação entre os vários promotores da eficiência energética em Portugal nas áreas de Cidades e Redes, Edifícios, Comportamentos, Indústria, Transportes e Mobilidade e Política. A conferência conta com a participação de uma comissão científica relevante na área eficiente energética e com cerca de 150 participantes, entre investigadores, órgãos da administração central ou local, organizações não governamentais, agências de energia, empresas ou outros.

 

O tema da eficiência energética está cada vez mais na ordem do dia por ser um dos meios de redução do consumo de energia na Europa, com consequências económicas e ambientais relevantes, tais como a redução de dependência energética do exterior e a redução de emissões de gases de efeito de estufa. Também o atual Governo tem defendido uma meta vinculativa de eficiência energética de 40% para a União Europeia, a alcançar em 2030.

 

Pretende-se, ao longo desta conferência, dar a conhecer o trabalho de investigação e de desenvolvimento, em painéis temáticos, bem como, dar destaque à aplicação de soluções que permitam um salto quantitativo e qualitativo face ao passado recente. A necessidade de estimular o uso eficiente da energia é urgente, sendo fundamental refletir sobre o que correu melhor e pior para que seja possível delinear linhas de intervenção estratégica para o futuro, com os oradores convidados.

 

 

OS ORADORES CONVIDADOS

 

Chris Calwell – É Senior Research Fellow e foi membro fundador da Ecova – total energy and sustainability management, sendo internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho sobre os temas da suficiência e da eficiência progressiva, enquanto conceitos centrais para a transformação social em termos de consumo de energia.

 

Gordon Walker – É co-Diretor do DEMAND Centre (Dynamics of Energy, Mobility and Demand). Este centro desenvolve uma abordagem diferente ao uso final de energia, reconhecendo que a energia não é usada por si, mas como parte no desenvolvimento de práticas sociais em casa, no trabalho ou quando nos movimentamos. O seu trabalho explora de que forma a energia está ligada a noções de necessidade, direitos e justiça.

 

 

OS TEMAS

 

Tema 1 – A tecnologia e a eficiência energética
Desde a sua génese, a eficiência energética esteve associada à mudança e inovação tecnológicas. Contudo, os melhores resultados em termos de eficiência não são exclusivos da introdução de mais tecnologia ou de soluções mais sofisticadas. Por vezes os melhores resultados podem advir de ideias simples ou até da recuperação de tecnologias ou abordagens tradicionais. Assim, com este tema pretende-se explorar o papel que a tecnologia e a capacidade de inovar (trazendo novas ideias ou recuperando ideias dando-lhes uma nova roupagem) pode ou já desempenha na concretização da eficiência energética em diferentes áreas.

 

Tema 2 – A gestão da procura de energia
A área dos comportamentos tem sido considerada chave para a concretização da transição para uma sociedade sustentável e onde o uso da energia seja enquadrado por uma lógica de eficiência. Contudo, muitas das abordagens seguidas até ao presente têm apresentado resultados muito aquém do esperado. Com este tema pretende-se estimular o debate em torno da necessidade de se desenvolverem novas abordagens e de inovar, no que diz respeito à forma como se pensa e age na área da gestão da procura.

 

Tema 3 – Instrumentos para a promoção da eficiência energética
As políticas públicas, particularmente em anos mais recentes, têm dedicado alguma atenção ao tema da eficiência energética. No âmbito deste tema pretende-se fomentar o debate em torno dos instrumentos e ferramentas decorrentes das políticas públicas com reflexos ao nível do consumo de energia e do seu uso eficiente, com o intuito de identificar linhas de atuação futura que possam potenciar a eficiência energética em Portugal.

 

 

A COMISSÃO CIENTÍFICA

 

 

 

Nome Instituição Área temática
Prof. Doutor António Gomes Martins Energy for Sustainability – Universidade de Coimbra Cidades e Redes
Prof. Doutor Paulo Ferrão MIT/ IST – Universidade de Lisboa Cidades e redes
Prof. Doutor Luísa Schmidt ICS – Universidade de Lisboa Comportamentos
Prof. Doutor Francisco Ferreira CENSE – FCT da Universidade Nova de Lisboa Comportamentos
Prof. Doutor Aníbal Traça de Almeida ISR – Universidade de Coimbra Edifícios
Prof. Cláudio Monteiro FE da Universidade do Porto Indústria
Prof. Humberto Jorge DEEC da Universidade de Coimbra Indústria
Prof. Doutora Júlia Seixas CENSE – FCT da Universidade Nova de Lisboa Políticas
Prof. Doutora Teresa Ponce de Leão LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia Políticas
Prof. Doutor Tiago Farias IST – Universidade de Lisboa Transportes e mobilidade
Prof. Doutor Filipe Moura IST – Universidade de Lisboa Transportes e mobilidade

 

 

O PROGRAMA

 

9h00-9h30 Receção de participantes

 

9h30 Sessão de abertura
Nuno Sequeira, Presidente da Quercus – ANCN
Representante da Fundação Calouste Gulbenkian
António Coutinho, Administrador da EDP Comercial
Júlia Seixas, CENSE – FCT – UNL
Aníbal Traça de Almeida, ISR – UC
Filipe Moura, CESUR – IST
Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

 

10h00 – 11h00 Sessão Plenária
Moderação: Carlos Lopes, STEM, Suécia

 

10h00 Keynote lecture 1 – “Does efficiency stimulates competitiveness? And what about sustainability?” Chris Calwell, Ecova
10h20 Keynote lecture 2 – “What do we really know about demand?” Gordon Walker, Lancaster University, Reino Unido

 

10h40 – Debate

 

11h00 Pausa para café

 

11h40 – 13h00 Painéis temáticos em paralelo
Tema 1 – Inovação tecnológica na eficiência energética
Tema 2 – Inovação social no consumo sustentável de energia
Tema 3 – Instrumentos para a promoção da eficiência energética

 

13h00 Almoço (livre)

 

14h30-16h00 – Painéis temáticos em paralelo (continuação)

 

16h00 – Pausa para café

 

16h30 às 17h30 – Sessão de Encerramento
Moderador: Francisco Ferreira, Quercus – ANCN e CENSE – FCT – UNL

 

16h30 – 17h00 Relato dos painéis temáticos

 

17h00 – 17h30 Quais as ações-chave a desenvolver em Portugal para promover a eficiência energética como fator de competitividade? – Prof. Paulo Ferrão, IST-UL/MIT Portugal

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Lisboa, 19 de junho de 2014