+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

22 de Abril – Dia da Terra – Quercus e UTAD destacam natureza como aliada no combate às alterações climáticas

No Dia da Terra, a Quercus e a UTAD demonstram, com o projeto europeu Alice, que a prevenção de catástrofes naturais tem como solução a própria natureza

Na celebração do 50.º aniversário do Dia da Terra, a 22 de abril de 2020, a Quercus sublinha a importância da prevenção de catástrofes naturais, com impactes muito significativos na biodiversidade e nas populações locais e demonstra, com recurso ao projeto europeu ALICE, que esta prevenção pode ter como base soluções naturais. Em Portugal, o foco centra-se na região da bacia do Rio Paiva, assolada pelas cheias de dezembro passado e fogos recorrentes, que nos últimos dez anos atingiram mais de metade da sua área.

 

Numa altura em que a Comissão Europeia apresentou o Pacto Ecológico Europeu, reconhecendo a importância de uma nova estratégia de crescimento mais verde e mais sustentável da UE e em que a ONU declara a próxima década como a Década para a Restauração dos Ecossistemas, potenciando um combate mais eficaz contra os impactes das alterações climáticas e da perda de biodiversidade, surge o Projeto ALICE, que visa melhorar a gestão das paisagens atlânticas, potenciando o uso de soluções baseadas na natureza para melhorar os serviços de ecossistema e a biodiversidade.

 

Para tal, aposta na implementação de Infraestruturas Azuis e Verdes (IAVs), como a gestão da floresta (recuperação da mata ripícola ou a reintrodução de floresta autóctone em áreas ardidas), entre outras, para prevenir e minimizar problemas relacionados com a qualidade e quantidade da água, proliferação de espécies invasoras, risco de incêndio e os efeitos das alterações climáticas.

 

Através de uma abordagem participativa, sob a forma deworkshops, que envolve entidades e agentes locais e promove a troca de conhecimentos com os cientistas, é possível identificar, não só as potenciais soluções baseadas na natureza a introduzir na região e os seus principais benefícios, mas também os obstáculos para a sua implementação do ponto de vista da governança, do comportamento sociocultural, do conhecimento técnico e do financiamento.

 

Até ao momento decorreram já doisworkshops, dinamizados pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com o apoio da Quercus. Na sequência destes, diversas entidades locais públicas e privadas das áreas de gestão da floresta, administração, turismo, ONGs, entre outras procederam à avaliação e seleção das IAVs mais adequadas para resolver os problemas ambientais prioritários identificados no primeiroworkshop, tendo em conta as dinâmicas populacionais e os usos do solo no território. O terceiro e últimoworkshoppermitirá aos participantes conhecer os resultados gerados pelo projeto para o caso de estudo português e, com base nestes, discutir os cenários mais favoráveis a desenvolver na região.

 

A equipa multidisciplinar do projeto está atualmente a desenvolver diversos modelos de previsão da alteração na oferta de serviços de ecossistemas e biodiversidade, face à evolução do uso do solo e à capacidade de resposta às alterações climáticas, procurando perceber os benefícios gerados pela introdução de estruturas azuis e verdes à escala da bacia hidrográfica. Os modelos serão incorporados numa plataforma multimodelouser-friendly(K.Lab), direcionada aos decisores políticos, gestores do território e a todos os que pretendem avaliar a resposta dos ecossistemas e o efeito na oferta dos seus serviços (como a purificação da água ou a mitigação de eventos extremos) e na biodiversidade, face a diferentes cenários, bem como perceber o potencial de investimento na implementação de estruturas azuis e verdes.

 

Durante a semana de comemoração do Dia da Terra vamos publicar, nas nossas redes sociais, pequenos vídeos ilustrativos do trabalho desenvolvido em cada tarefa do projeto ALICE.

 

Esta campanha pode ser seguida aqui:

https://www.facebook.com/aliceinterreg/

https://twitter.com/ALICE_Interreg

 

Lisboa, 22 de abril de 2020

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

 

 


Projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de desenvolvimento regional (FEDER), através do programa INTERREG Atlantic Area. Envolve 11 parceiros em Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, França e Reino Unido, incluindo universidades, institutos de investigação, gestores locais e nacionais, ONGs e PMEs.