+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

20 de Março: Inicia-se a Semana Sem Pesticidas

Quercus junta-se à campanha internacional “Semana Sem Pesticidas” e continua a desafiar autarquias a abandonarem os herbicidas

 

 

Semana sem PesticidasDecorre de 20 a 30 de março a Semana Sem Pesticidas, já na sua 11ª edição, promovida pelo um conjunto de organizações a nível internacional, que lutam pela abolição ou uso sustentável dos pesticidas químicos de síntese. Nesta iniciativa, impulsionada pela ONG francesa Genérations Futures, apela-se à participação dos cidadãos num conjunto de atividades simples que podem promover. www.semana-sem-pesticidas.org

 

 

Semana Sem Pesticidas

 

Na Semana sem Pesticidas, já divulgada através do Minuto Verde, vai decorrer uma Prova de shots vegetais biológicos e Workshop de nutrição saudável (Oeiras)*; a Exposição FoodVision – Alimentação mais sustentável, na Escola Superior Agrária de Santarém; assinaturas da petição internacional Sumo de Laranja mais sustentável http://supplychainge.org e durante toda a semana estarão abertas inscrições gratuitas no Workshop de alternativas ao uso de produtos farmacêuticos, a realizar a 9 abril, na sede nacional da Quercus, em Lisboa.

 

O site www.semana-sem-pesticidas.org além de sugestões diversas, disponibiliza uma carta-tipo para qualquer pessoa solicitar à sua Câmara Municipal ou Junta de Freguesia o fim da utilização dos herbicidas desafiando-as a subscreverem o Manifesto “Autarquia sem Glifosato”, que pelo facto de ser o herbicida mais utilizado dá nome ao referido manifesto.

 

Está também a ser produzida uma reportagem televisiva acerca do glifosato e está a decorrer uma avaliação de glifosato em análise clínicas, cujos resultados serão divulgados a partir do mês de abril.

 

 

Glifosato: herbicida potencialmente cancerígeno sob contestação na Europa

 

O glifosato, herbicida usado amplamente pela esmagadora maioria das autarquias em Portugal, é considerado pela OMS como potencialmente cancerígeno para humanos e é também contestado fortemente pelo Bastonário da Ordem dos Médicos. Recentemente vieram a público notícias sobre análises clínicas feitas a cidadãos da Alemanha que revelaram forte contaminação por glifosato. No início do mês a votação que estava prevista no Comité Plant Animal FoodandFeed (PAFF) para autorizar o uso de glifosato na União Europeia durante mais 14 anos, viu suspensa a votação, por pressão de alguns países europeus.

 

Por isso a Quercus e a PesticidesAction Network escreveram hoje uma carta à representação da Direção Geral de Veterinária nesse Comité a apelar à opção pela suspensão imediata do glifosato .

 

 

20 de Março – Dia Mundial da Agricultura

 

20 de março assinala também, por coincidência o Dia Mundial da Agricultura. A Quercus aproveita para lembrar que a agricultura da forma como é praticada atualmente, representa uma das atividades humanas com maior impacto sobre a Natureza: é dependente de combustíveis fósseis e agroquímicos (agricultura industrializada), reduz a biodiversidade selvagem, erode e contamina os solos e polui a água e a atmosfera.

 

Por outro lado, uma exploração agrícola sustentável pode representar o alicerce de sistemas ecológicos saudáveis e diversos. Revela-se, assim, premente a adoção de modelos de exploração alternativos, que consistam na criação de sistemas agrícolas adaptados localmente, à semelhança dos agro-ecossistemas tradicionais, fazendo um uso otimizado dos bens e serviços dos ecossistemas para os processos produtivos.

 

No entanto, estas alternativas de agricultura mais sustentável têm na prática sido discriminadas ao nível da política agrícola, em favor da agricultura industrializada. Já é tempo de mudar a orientação política, pelo que a Quercus irá aliar-se a muitas ONG de ambiente na Europa num apelo sobre a PAC, que será divulgado na próxima semana

 

 

Lisboa, 18 de Março de 2016

 

A Direção Nacional da Quercus

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fontes

 

http://www.euractiv.com/germans-contaminated-by-glyphosate/

http://www.theguardian.com/vote-on-controversial-glyphosate