+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Praias 2017: São 396 as praias que merecem distinção da Quercus

Com o aproximar do início da época balnear 2017 e à semelhança das épocas anteriores, a Quercus classifica de ’Praias com Qualidade de Ouro’ as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade. Este ano, foram distinguidas 396 praias com Qualidade de Ouro, 351 zonas balneares costeiras, 9 de transição, e 36 interiores.

bandeira ouro quercus 2017

Importa neste contexto ter presente que este contributo de carácter ambiental que a Quercus anualmente faz, pretende criar e motivar os Municípios Portugueses a construírem e dinamizarem uma cultura de desempenho ambiental consolidado, com reflexos na qualidade da água balnear, mas que naturalmente a montante necessita de atitudes e planeamento direccionado para a sustentabilidade e educação ambiental.

Pelos critérios estabelecidos pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo qualidade de ouro, têm como base a informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (SNIRH – http://snirh.pt/).

A Quercus identificou assim, em 2017, 396 praias com qualidade de ouro em Portugal – mais 14 que no ano anterior; 339 praias em Portugal continental, 38 na Região Autónoma dos Açores, e 19 na Região Autónoma da Madeira. Em relação ao ano de 2016, este ano temos igual número de praias interiores, mais uma praia de transição, e 13 praias costeiras.

CRITÉRIOS:

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

  1.  Qualidade da água EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares de 2012 a 2016;
  2. TODAS as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (2016) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; ou seja, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para Escherichia coli, e para águas interiores 200 ufc/100ml e 500 ufc/100ml, respectivamente.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Ficam de fora desta lista as águas balneares cuja classificação abranja menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior à estabelecida como mínimo pela Quercus.

O concelho de Portugal com maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira (23 zonas balneares), seguido de Vila Nova de Gaia (18 zonas balneares), Almada (17 zonas balneares), Torres Vedras e Vila do Bispo (12 zonas balneares).

 

Consulte aqui a Listagem das Praias com Qualidade de Ouro 2017