+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Praias 2020: Quercus classifica 386 praias com Qualidade de Ouro em 2020

O Galardão Qualidade de Ouro 2020 é, no presente ano, atribuído a 386* praias nacionais. A região do Algarve apresenta a maior queda, enquanto a região Tejo e Oeste regista a maior subida de zonas balneares galardoadas.

Listagem disponível aqui

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza apresenta, como habitualmente, a lista de atribuição do Galardão Qualidade de Ouro 2020, que uma vez mais vem distinguir a qualidade da água balnear das praias portuguesas.

No presente contexto, a Quercus pretende desde já salientar que considera imprescindível, nesta época balnear, o cumprimento das regras sanitárias nas praias, delineadas pela Direção Geral de Saúde. A Quercus apela assim aos portugueses que façam um atempado planeamento das suas deslocações às praias, no sentido de evitar acumulações no areal e nos acessos às zonas balneares, consultando para o efeito a aplicação móvel InfoPraia da Agência Portuguesa do Ambiente.

De acordo com os critérios definidos em 2019, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:
•    Qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019;
•    Todas as análises realizadas na última época balnear (2019) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respectivamente;
•    Na última época balnear (2019), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnearproibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.


A informação utilizada nesta avaliação é a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para a época balnear de 2020, a Quercus identifica 386 praias com Qualidade de Ouro em Portugal, mais 11 do que em 2019, com base na distribuição indicada no gráfico abaixo.

Das praias galardoadas, 322 são praias costeiras, 54 são praias interiores e 6 são de transição. Sobressai no presente ano o aumento de atribuições do galardão “Qualidade de Ouro” a praias interiores, num total de 14 distinções, o que representa um aumento de cerca de 26%.

Analisando por regiões, e de acordo com a tabela anexa ao gráfico, verifica-se que a Região Tejo e Oeste voltou a ser a que contabilizou mais praias com “Qualidade de Ouro (106), seguida do Região do Algarve (76) e da Região Norte (66). Em comparação com o ano de 2019, na Região Tejo e Oeste verificou-se uma subida de 12 atribuições deste galardão. Já as Regiões do Algarve e do Norte tiveram uma diminuição de 11 e 8 Bandeiras Qualidade de Ouro, respetivamente.

As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores verificaram uma subida de 3 e 5 praias galardoadas, respetivamente. Nas Regiões Centro e do Alentejo verificou-se igualmente uma subida de 5 e 1 Galardões, respetivamente.

Todos os Municípios nacionais com praias galardoadas poderão solicitar a arte final da Bandeira “Praia com Qualidade de Ouro 2020” através dos contatos gerais da Quercus.
A cerimónia oficial de hasteamento da Bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2020” realizar-se-á na Praia Fluvial da Ponte Soeira, concelho de Vinhais, em data a definir oportunamente.


A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza


* Número corrigido a 01/06/2020, contabilizando mais 5 zonas balneares (1 no concelho de Lagoa, Açores e 4 no concelho de Almada) que, por lapso, não foram consideradas na contabilização inicial.