Incêndio lavra na reserva integral do Ramiscal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Um dos últimos carvalhais com azevinhos arbóreos do Parque Nacional

 

incendios

A Quercus alerta para um incêndio que está a afetar a reserva integral do Ramiscal, situada na freguesia de Cabreiro, concelho de Arcos de Valdevez em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

 

O incêndio teve início ontem à noite e está ainda a decorrer nesta área de elevada importância ecológica e diversidade biológica do Sítio de Importância Comunitária das Serras de Peneda-Gerês.

 

A Mata do Ramiscal é uma rica floresta de carvalho alvarinho e azevinhos onde ainda habitam os lobos, as águias reais, os corços, as cabras pirenaica, os gatos bravos e muitas outras espécies selvagens.

 

 

Falta de prevenção crónica provocam a destruição dos valores naturais do Parque Nacional ano após ano.

 

Infelizmente, a falta de ações de prevenção e o abandono crescente das áreas protegidas fazem com que o Parque Nacional da Peneda-Gerês seja pasto das chamas ano após ano.

 

A Quercus apela aos cidadãos para que não permitam qua a banalização dos fogos de Verão impeça a proteção eficaz dos locais de Portugal de maior riqueza biológica como é neste caso. Muito dificilmente encontraremos um local de maior diversidade e riqueza natural no nosso país.

 

 

Quercus apela ao reforço de meios

 

Dada a importância dos valores ameaçados de extinção nesta área protegida, a Quercus apela às autoridades, nomeadamente ao Comando Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil para alocar meios aéreos e terrestres no sentido de evitar a propagação do incêndio e de o extinguir o mais depressa possível.

 

Este incêndio ameaça os mais importantes valores naturais de Portugal, no nosso único Parque Nacional, pelo que o reforço de meios para o seu combate deve ser prioritário.

 

Em 2006, uma situação semelhante alastrou para a zona do Mezio provocando graves prejuízos e colocando em perigo pessoas e habitações.

 

Lisboa, 29 de Julho de 2016

 

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

Share
Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign