Projecto Criar Bosques | Plantemos para o Planeta

Decorrerá no próximo dia 30 de Novembro, pelas 9 horas, a Cerimónia de Apresentação do Projecto Criar Bosques | Plantemos pelo Planeta, que resulta de uma parceria entre a Fundação Yves Rocher – Institut de France e a Quercus e plantará nos próximos 4 anos árvores e arbustos autóctones em três Sítios de Importância Comunitária, entre os quais a Serra d’Arga. Esta sessão, mais dirigida à comunicação social, decorrerá no Largo do Souto, na freguesia de Montaria, distrito de Viana do Castelo.

 

A Campanha “Plantemos para o Planeta” é uma iniciativa global de plantação de árvores promovida pelo PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, da qual a Fundação Yves Rocher é parceira desde 2007, tendo por objectivo fomentar acções de consciencialização sobre a importância da biodiversidade para o nosso bem-estar.

 

Em Portugal, o parceiro desta iniciativa, em conjunto com a Fundação Yves Rocher, é a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, com o seu projecto “Criar Bosques”. Este projecto procura contribuir para a sustentabilidade e conservação de espécies, incentivando a preservação e a biodiversidade de espécies autóctones.

 

Por conseguinte, no protocolo estabelecido entre a Quercus e a Fundação Yves Rocher foram seleccionadas 3 áreas de plantação para época 2010/2011 nos Sítios de Importância Comunitária (SIC) – Serra d’Arga em Viana do Castelo, Alvão/Marão em Vila Pouca de Aguiar e Malcata em Penamacor, onde serão plantadas 41.250 árvores/arbustos autóctones pertencentes a 23 espécies, algumas das quais raras. Neste sentido, e de acordo com as características das áreas (e.g. solo, clima, orografia, exposição solar, flora local), serão plantadas 165.000 árvores/arbustos nos próximos 4 anos, contribuindo para a reflorestação das áreas abrangidas, nomeadamente áreas fustigadas por incêndios, e promovendo a biodiversidade.

 

A apresentação deste projecto contará com a participação do Senhor Jacques Rocher, Presidente da Fundação Yves Rocher – Institut de France e de Susana Fonseca, Presidente da Direcção Nacional da Quercus - ANCN.

 

Será feita uma visita ao local, seguida da apresentação formal do projecto com todos os intervenientes e entidades envolvidas no mesmo.

 

Data: 30-11-2010

 

Local:  Montaria, Viana do Castelo – ver acesso a partir do Porto em aqui.

 

Hora: 8:45 no local de plantação (aqui)

 

Contactos:

Inscrições obrigatórias até 26/11/2010, para:

Miguel Sampaio: 93 203 69 60; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Paulo Monteiro: 93 999 21 88; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Obs: Temos enxadas e luvas para os voluntários

 

Mais informações: http://criarbosques.wordpress.com/plantacoes/

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign